Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Confira a programação semanal dos Museus do IPAC

 


Os museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA), unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), terão entre os dias 30 de abril e 05 de maio uma ampla programação dedicada à abertura da Itinerância da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, nesta quinta-feira (2), às 18h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). O museu vai receber uma seleção especial, com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel. A exposição, bem-sucedida em 2023 em termos de público e crítica, estará em exibição na capital baiana até 28 de julho.


Confira a programação:


Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM): 


O MAM recebe a Itinerância da 35ª Bienal a partir desta quinata-feira (2), às 18h. Os espaços do Pátio Central, Casarão (Térreo e 1º piso), Capela e Galeria 3 vão abrigar as obras que exploram as complexidades e urgências do mundo contemporâneo. A abertura será na próxima quinta-feira (2), às 18h. A mostrra fica aberta para visitação até o dia 28 de julho.


Além disso, os visitantes terão a oportunidade de explorar a “Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi”, um espaço expositivo permanente dedicado ao legado da renomada arquiteta. No Espaço Solar uma linha do tempo com dados históricos do Solar do Unhão e a Livraria Caramurê estarão à disposição dos interessados. Também haverá uma mostra dos trabalhos das Oficinas de Xilo.


No sábado (04), as 10h, o MAM celebrará o “Dia da Impressão” com atividades especiais no galpão das oficinas, além da realização da “Oficina de Desenho no MAM” com Olga Gomes, das 9h às 13h, que acontecerá até julho.


Endereço: Avenida Lafayete Coutinho, s/n, Comércio. Salvador – BA


Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h


Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC Bahia):

O MAC_BAHIA, ponto de encontro da arte contemporânea na região, apresenta uma série de eventos cuidadosamente selecionados para os visitantes.


O destaque está na exposição “INICIADAS: Ancestralidades Contemporâneas”, uma mostra coletiva que mergulha nas complexidades e riquezas das tradições ancestrais, trazendo-as para o contexto contemporâneo. Além disso, convidamos os visitantes a explorar nosso rico Acervo MAC Bahia e a descobrir a expressão da Arte Urbana, que reflete a pulsante vida cultural das ruas.


Já no sábado (04), às 14h30, o MAC_BAHIA abre suas portas para uma jornada de diálogo com a RODA DE CONVERSA “COMO NASCE UMA MÃE?”, organizada pela Rede Doulas em Sinergia. Logo depois, às 16h30, acontece a VISITA GUIADA “CIRCUITO MAC_BAHIA”, partindo do ponto de encontro na mini-rampa de Skate.


No domingo (05), o dia começa com o AMANHECER NO MAC, oferecendo uma aula de Yoga conduzida por Carla Dantas, às 8h. Em seguida, às 10h, para todas as idades, acontece a prática PELVIKA. E para finalizar o dia com diversão e movimento, às 16h, teremos uma AULA DE CIRCO COM GIO.


Endereço: Rua da Graça, 284 – Graça, Salvador – BA.


Funcionamento: Terça a sábado, das 10h às 22h / Domingos e feriados, das 8h às 20h.


Museu de Arte da Bahia (MAB): 

O Museu de Arte da Bahia (MAB) celebra a diversidade e a riqueza artística. Venha mergulhar nas exposições “RODIN E SEUS AMIGOS” e “RETRATOS DE UM TEMPO – Floro Freire”, que proporcionam uma jornada única pela arte e história.


Além das exposições, nesta terça-feira (30), às 17h30, quem visitar o MAB, poderá desfrutar o “Concerto Homenagem ao Mês do Choro – Cordas Dedilhadas – Neojiba”, uma apresentação musical gratuita que celebra o rico legado do Choro brasileiro.


Já na quinta-feira (02) a partir das 8h, o MAB recebe mais uma edição da Feira Agroecológica, promovendo produtos frescos e sustentáveis diretamente dos agricultores locais. Ainda na quinta, às 19h, será realizada a atividade “VILA LÊ: Ana e Tadeu. Entre mortos e feridos salvaram-se todos”, uma leitura dramatizada realizada pelo Teatro Vila Velha como parte do projeto Vila Ocupa o MAB.


No sábado (04), às 10h, o museu apresenta o resultado da Oficina “A voz desejante” de Valéria Rocha.


Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória. Salvador – BA


Funcionamento: Terça a Domingo, das 10h às 18h


Centro Cultural Solar Ferrão: No Centro Cultural Solar Ferrão está em cartaz, das 10h às 18h, a exposição “Máscaras”, que destaca artefatos elaborados com complexas técnicas em madeira.


Os visitantes também podem visitar a mostra “Hãhãw: Arte Indígena Antirracista”, feita por 26 artistas de origem indígena, com curadoria de Yacunã Tuxá e Ziel Karopoto. As obras apresentadas incluem objetos, pinturas, desenhos, esculturas, vídeos e performances, proporcionando uma experiência rica e diversificada.


Endereço: R. Gregório de Matos, 45 – Pelourinho. Salvador – BA


Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 17h


Museu Udo Knoff: 

O primeiro museu de azulejaria e cerâmica do Brasil, exibe a exposição intitulada ‘Udo Colecionador’, com um grande acervo de azulejos, pratos, jarros e telhas de origens variadas.


Endereço: Rua Frei Vicente, 3 – Pelourinho. Salvador – BA


Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h


Parque Histórico Castro Alves (PHCA): 

No Parque Histórico Castro Alves, durante toda a semana, os visitantes têm a oportunidade de conhecer o acervo local, a Casa Sertaneja e a exposição “Nossas Curvas não se Curvam”, que celebra o empoderamento e a luta da mulher Plus Size contra o preconceito.


Na Biblioteca do Parque, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, o “Destaque do Mês” oferece uma chance para os amantes da leitura descobrirem novos tesouros literários.


Além disso, o projeto “Sopa de Letras” proporciona sessões de contação de histórias mediante marcação prévia, proporcionando momentos de aprendizado e diversão para toda a família.


Endereço: Praça Castro Alves, 106 – Centro, Cabaceiras do Paraguaçu – BA.


Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h às 17h


Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia 


O IPAC é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.


Fonte: Ascom/Ipac

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑