Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 10 de maio de 2024

“Fortaleça a rede de amor. Doe sangue!” para celebrar Dia das Mães


 Hemoba lança Campanha “Fortaleça a rede de amor. Doe sangue!” para celebrar Dia das Mães

 

A Hemoba lançou nesta sexta-feira (10), pela manhã, no Hemocentro Coordenador (Salvador), a Campanha “Fortaleça a rede de amor. Doe sangue!” para celebrar o Dia das Mães, com a participação dos cantores Pio Fernandes e Victor Sá, que fizeram uma apresentação musical de voz e violão. A ação contou com estandes de artesanato, maquiagem, limpeza de pele, semijóias (Àwure) e Flor de Maio (empresa de autocuidado menstrual e ginecologia natural).


A campanha, que homenageia as mães servidoras, candidatas à doação, pacientes e seus familiares, destaca a rede de apoio que envolve o cuidado materno das pessoas atendidas no Centro de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF), unidade da Hemoba, e o ato solidário e cidadão de doação de sangue. Apresenta numa peça audiovisual o testemunho da influenciadora digital Carol Rego, de Feira de Santana, que enfrenta a doença falciforme e compartilha em sua rede social a experiência de cuidar de sua filha, que tem a mesma condição. Carol relata como os profissionais da Hemoba e do CERPDF e os doadores formam uma sólida rede de apoio em sua jornada, especialmente durante os cuidados e as transfusões sanguíneas regulares necessárias para sua filha.


A rede de apoio dos doadores de sangue ajuda também a salvar a vida de gestantes, puérperas (pós-parto) e bebês. Em caso de anemia fetal, condição grave que pode levar ao óbito do bebê ainda na barriga da mãe, a transfusão fetal intrauterina pode ser a única maneira de salvar a vida do feto. O procedimento é indicado no período gestacional entre 20 e 35 semanas e deve ser realizado a cada sete ou 14 dias, a depender da gravidade da anemia. A transfusão intrauterina é feita através do cordão umbilical, guiado por ultrassonografia para a transfusão de concentrado de hemácias. A doença é identificada durante o pré-natal, através de rastreio de anemia fetal. Em casos muito raros de hemorragia, a mulher durante o parto ou pós-parto também pode necessitar de transfusão de sangue. Somente neste ano, de janeiro a abril, foram solicitados a Hemoba 4.188 hemocomponentes pelas cinco maiores maternidades do estado da Bahia: Iperba, Maternidade Maria da Conceição de Jesus, Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Neto, Maternidade Albert Sabin e Maternidade Tsylla Balbino.


Atendimento – Durante esta semana, a unidade móvel de coleta da Hemoba está na Igreja Batista Vida Plena, em Simões Filho, até amanhã (11), das 8h às 16h. Já o posto itinerante no Salvador Norte Shopping (G1) atenderá até dia 18, exceto no domingo, das 9h às 18h. Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, com intervalo para almoço; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .

 

Para ser atendido no Centro de Referência, é necessário agendar triagem e consultas utilizando os canais disponíveis. O agendamento pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados, pelos números de contato (71) 3339-6000, (71) 3339-6027 ou (71) 3339-6028. Além disso, também é possível agendar online através do link disponível no site da Hemoba. O endereço do centro é Av. Centenário, 801, Garcia, Salvador - BA, CEP 40150-370


Critérios para doação - Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑