Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 2 de maio de 2024

Implantação de hortas comunitárias em municípios baianos

 


Implantação de hortas comunitárias em municípios baianos vão intensificar combate à fome na Bahia


O Governo do Estado autorizou, nesta terça-feira (30), a celebração de convênios da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com 70 municípios baianos para a implantação de hortas comunitárias.  A iniciativa vai contemplar, com hortas de dois hectares, municípios que fizeram adesão ao sistema de segurança alimentar e ao Programa Bahia Sem Fome, com o objetivo de ampliar a produção de alimentos seguros e saudáveis.


O anúncio foi feito durante evento realizado na Paróquia Divino Espírito Santo, no Vale dos Lagos, em Salvador, que culminou com o início da execução do projeto Comida no Prato – Cozinhas Comunitárias e Solidárias, que vai distribuir 2,2 milhões de refeições para pessoas em vulnerabilidade e insegurança alimentar, nos 14 maiores municípios baianos.



O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, analisou o impulso que essas ações vão dar ao rural baiano. “A gente vai garantir a execução do convênio de hortas comunitárias, com a implantação do sistema de cultivo para a produção de hortaliças e instalação de sistemas de irrigação, que irão garantir alimentos de qualidade, produzidos pela nossa agricultura familiar”.


Além das hortas comunitárias, a ação realizada junto às prefeituras terá o apoio técnico da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), como informa o superintendente Lanns Almeida. “Vamos garantir a assistência técnica e a extensão rural (Ater) nesse projeto, em uma ação libertadora para a gente dinamizar a base produtiva e levar comida de qualidade para todas as famílias que precisam na Bahia”, ressaltou o gestor.


Já o coordenador do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, reforçou a parceria com a CAR na execução dos projetos. “São duas ações importantes que temos com a CAR, que foram anunciadas hoje. O programa Comida no Prato, que nós já vamos começar a liberar a primeira parcela dos investimentos para as 50 organizações sociais contempladas e a ação com as prefeituras para fortalecer o sistema de segurança alimentar com as hortas comunitárias, que irá estimular o trabalho e a renda, iniciativas importantes no ato de combate à fome”, declarou Tiago.


Cozinhas comunitárias


Durante o evento, representantes das cozinhas comunitárias que vão fazer a gestão das refeições comentaram a satisfação em poder servir os alimentos da agricultura familiar para quem mais precisa.




Foto: André Frutuôso/CAR

Mariana Santos, da Associação dos Agricultores da Comunidade da Sapucaia, de Santo Antônio de Jesus, beneficiada com a construção de uma cozinha comunitária totalmente equipada, por meio dos recursos da CAR/SDR, destacou a qualidade dos produtos da agricultura familiar que serão entregues para as pessoas em insegurança alimentar grave. “Não é só dar comida, nós vamos levar afeto e alimentação saudável e segura para quem precisa. Hoje, nós produzimos aipim, frutas, hortaliças, pão, broa e biscoitos e estamos preparadas para participar desse programa que contribui para o combate à fome no Estado”, disse Mariana.


Lilian Michele, da Associação de Mulheres do Assentamento Flor da Terra, de Jequié, vai ofertar comida de qualidade, de segunda a domingo, em dois pontos do município, um na sede e outro no distrito de Itajuru, o que corresponde ao fornecimento de 400 refeições diárias. “Lá em Jequié, temos comunidades ribeirinhas que sofreram com enchentes e que agora nós vamos conseguir colocar comida no prato. Estamos muito felizes”, contou.




Foto: André Frutuôso/CAR

Para dinamizar ainda mais a oferta de alimentos, foi lançado também o novo edital para a inclusão de mais 150 cozinhas comunitárias dentro do projeto Comida no Prato, o que vai resultar na entrega de mais 30 mil refeições para pessoas em vulnerabilidade e segurança alimentar grave. 


 Foto: André Frutuôso/ASCOM CAR

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑