Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 12 de maio de 2024

Maternidade: psicóloga fala da criança interior das mães


Maternidade: psicóloga Bianca Reis fala da criança interior das mães


A maternidade é um grande desafio na vida das mulheres, o sonho de ser mãe, ainda muito romantizado, não faz parte do imaginário pessoal de todas, porém ainda é partilhado socialmente como inerente ao gênero. Geralmente essas expectativas são repletas de culpa e auto cobrança que podem caminhar lado a lado com a satisfação e realização. 


Ser e tornar-se mãe muda a vida de todos ao seu redor, especialmente da mulher, que passa por diversos desafios e adaptações.


A maternidade tem o poder de levar as mulheres a conhecer algo sobre elas mesmas, e normalmente é um resgate de tudo que ficou para trás, especialmente na infância. De um modo ou de outro, a maternidade convida as mulheres a olharem para sua criança interior.


De acordo com a psicóloga Bianca Reis, “A criança interior é aquela que vive dentro de todos nós. Ela não é apenas uma criança literal, aquela que fomos na infância, mas também nosso potencial coletivo”.


É preciso compreender que muito pode ser explicado pela nossa história de vida, uma das coisas é a forma como uma mulher vai desenvolver a maternidade, obtendo relação com sua infância, com as dores, satisfações, feridas e boas recordações vivenciadas por ela nesse período.



A psicóloga Bianca Reis também alerta que, “com uma criança interior ferida não trabalhada, acabamos por criar subpersonalidades e por vezes, se não cuidarmos das nossas próprias feridas, as sangramos nos outros”.


Para além da sobrecarga, com o cansaço do dia-a-dia, que normalmente tira a paciência da mulher e faz ela agir mal pontualmente diante de uma criança, estudos apontam que se essa situação se estender por muito tempo, a explicação está no passado, que geralmente tem a ver com a forma com que essa mulher foi tratada na infância.


“A maternidade dá à mulher a chance de olhar para sua própria criança interior, e compreender ciclos e feridas que nunca foram explicadas. As reações no presente com os filhos, fazem as mães ressignificarem a importância de cuidar da sua criança interior, que por tanto tempo podem ter ficado esquecidas”, conclui Bianca Reis.



Sobre Bianca Reis


Psicóloga 03/11.152 do CRE-TEA, Psicoterapeuta, Palestrante e Facilitadora de Grupos. Bianca é Mestra em Família, Especialista em Psicoterapia Junguiana e Pós-graduada em Estimulação Precoce e pós-graduanda em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem.  Atua há 9 anos na área clínica, tratando de pacientes com demandas voltadas aos relacionamentos familiares e românticos, sexualidade, gênero, infância, ansiedade, depressão e outras importantes questões psicológicas e humanas.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑