Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Profissionais em culinária japonesa para o mercado de trabalho


 Treinar Para Empregar capacita profissionais em culinária japonesa para o mercado de trabalho


Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS


A plataforma Treinar Para Empregar, da Prefeitura de Salvador, está realizando a primeira edição do curso de culinária japonesa, que vai capacitar 40 alunos nesta área específica de gastronomia. Com isso, os formandos terão mais possibilidades de conseguir emprego ou gerar renda através de um negócio próprio, tanto para quem já atuava na área como para quem sequer tinha experiência.


O treinamento é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Desde 2021, a plataforma Treinar Para Empregar já foi responsável pela capacitação de 60 mil pessoas. A iniciativa busca capacitar pessoas em carreiras diversas de alta empregabilidade ou em que há possibilidade de fortalecer pequenos negócios.


O curso é ministrado para duas turmas de 20 alunos e possui 67 horas de duração, com aulas teóricas e práticas. As aulas tiveram início no dia 24 de abril e seguem até o dia 22 de maio. A capacitação ocorre de 8h ao meio-dia, de segunda a sexta-feira, sempre na modalidade presencial.


O curso é totalmente gratuito, com direito a certificação e transporte. Para ter acesso à capacitação, os interessados se inscreveram através da plataforma Salvador Digital (http://salvadordigital.salvador.ba.gov.br), preenchendo o cadastro e respeitando os pré-requisitos necessários para inscrição: idade mínima de 18 anos e possuir ensino fundamental completo, além de enviar cópias digitais das documentações solicitadas.


De acordo com a coordenadora de Cursos da Semdec, Cinara Batista, o curso surgiu de uma demanda percebida no mercado, visando o crescimento de deliverys de comida oriental, bem como a procura da população por este tipo de alimento. "Percebemos que seria interessante abrir este curso para que a população pudesse ter acesso também a este mercado", explica.


Ao fim da capacitação, os alunos saem aptos a participar de seleções para empresas do ramo, de forma a garantir uma vaga no mercado de trabalho. "Além da culinária, trabalhamos fortemente a questão comportamental, o empreendedorismo, para quem deseja comercializar de forma individualizada as peças que serão produzidas, formando tanto aqueles que buscam empregabilidade, como quem deseja empreender", explica Cinara Batista.


Mercado - O curso é um passo importante para quem deseja entrar no mercado de comida oriental. É o caso do técnico em gastronomia Anderson Lopes, de 30 anos. Ele já trabalha há cerca de uma década com a produção de hambúrguer artesanal e resolveu aprender as técnicas da culinária japonesa para incrementar a renda e abrir o leque de opções no mercado de trabalho.


"Fiquei sabendo desse curso através da plataforma Salvador Digital, me inscrevi e fui contemplado com a possibilidade de fazer a capacitação. Trabalho há alguns anos na área gastronômica e já tinha contato com a cozinha japonesa, através do yakisoba. Hoje, com este curso, estou mais confiante para executar pratos mais elaborados, como o sushi, também sei fazer temaki. As aulas ajudam bastante a reter a parte técnica e a prática, onde sentia uma grande carência antes desse curso. Estou muito satisfeito em poder aplicar isso na prática, pois há hoje uma demanda enorme do mercado em Salvador”, disse.


Adriana Costa, coordenadora de Educação do Senac, explica que a importância dessa parceria é poder ofertar a possibilidade à população de Salvador de conhecer novas funções e ingressar em novas profissões. “A culinária japonesa é algo cada vez mais presente nos restaurantes da cidade, então as pessoas estão buscando a formação, pois querem agregar conhecimento e ter um diferencial no mercado de trabalho", afirmou.


Professor de culinária japonesa há 20 anos, Ronaldo Amorim ressalta a importância de formar novos profissionais para o mercado. "O setor de gastronomia como um todo, e da culinária japonesa em especial, tem apresentado um crescimento muito grande ao longo dos últimos 10 anos. Aqui, o profissional vai aprender algumas técnicas e nomenclaturas da culinária japonesa, técnicas de corte para executar alguns pratos, como sashimi, sushi e alguns enrolados, molho ou arroz, um pouco de teoria também", completa Amorim.










0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑