Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Secretaria das Mulheres entrega máquinas de costura para associações


 Secretaria das Mulheres entrega máquinas de costura para associações e certificação profissional para mães monoparentais


Uma série de entregas e atividades serão realizadas ao longo do mês de maio, em celebração aos 13 anos de criação da Secretaria das Mulheres do Estado da Bahia (SPM). A secretaria foi criada no dia 4 de maio de 2011, pela Lei 12.212. Nesta segunda-feira (6), foi realizada, em Salvador, a entrega simbólica da cessão de uso de 42 máquinas de costura, duas mesas de corte e 23 cadeiras para o Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Terreiro da Casa Branca) e para a Associação dos Moradores da Boa Vista de São Caetano, em solenidade na sede da Cooperativa de Apoio Tecnológico, Gestão e Desenvolvimento Social (Coopat). 


A SPM também participou da entrega de certificação para mulheres chefas de família monoparentais pelas oficinas de produção de bolos realizadas no âmbito do projeto Mães Empreendedoras: cultura e empreendedorismo feminino, que foi financiado pelo edital Elas à Frente.


As máquinas de costura e demais equipamentos, adquiridos pela emenda parlamentar da deputada Lídice da Mata, que esteve presente ao ato de entrega, serão usados para a capacitação de mulheres, mediante implantação de unidade produtiva de corte e costura e qualificação profissional técnica de costura industrial e artesanal. O objetivo é promover a autonomia econômica e, também, contribuir para a inserção das mulheres, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no mundo do trabalho. Esta também foi a finalidade da capacitação realizada pelo projeto Mães Empreendedoras, cuja entrega dos certificados ocorreu na sede da Sociedade Cultural e Carnavalesca Afoxé Filhos de Korin Efan, no bairro do Santo Antônio Além do Carmo, na capital baiana. 



A secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, falou sobre o impacto destas iniciativas na vida das beneficiárias. “Iniciativas como estas mostram o compromisso das deputadas, que destinam recursos de emendas parlamentares para as políticas para as mulheres e o desdobramento disso na sociedade. Eu fiquei muito feliz, pois também sou uma mulher trabalhadora e é uma alegria enorme ver que estas mulheres estão tendo a oportunidade de fazer uma qualificação e buscar sua autonomia econômica”, afirmou.


A yalorixá do Terreiro da Casa Branca, Neuza Cruz, falou que as máquinas de costura contribuirão também para a preservação da memória ancestral, pois serão usadas para aulas sobre costura de roupas de santo. “A gente espera que este projeto cresça, que se multiplique e que as mulheres possam aproveitar e que essa trilha seja de muita felicidade. A gente agradece muito à SPM e a todos os envolvidos”, afirmou.


Samuel Nonato, da Associação dos Moradores da Boa Vista de São Caetano, falou que um curso como este, além das mulheres, beneficia as suas famílias. “Quando noticiamos que iríamos receber esses equipamentos e teríamos curso, 60 mulheres se inscreveram de imediato e isso será uma revolução pelo aprendizado e quantificação que irá possibilitar. A gente só tem que agradecer”, destacou.


A superintendente de Promoção e Inclusão Socioproditova da SPM, Luciana Mandelli, representou a secretária Elisangela na certificação pelo projeto Mães Empreendedoras. Dona Cristina Souza Pinheiro foi uma das beneficiárias e falou sobre o significado da certificação pelo curso de bolos. "Agarrei a oportunidade do projeto, adquiri conhecimento e me qualifiquei. Esse projeto é muito importante para nós que buscamos oportunidades para sustentar nossa família. Essa certificação vai abrir novas portas. Tenho cada vez mais vontade de me empoderar e evoluir", descreveu.


Quem também não escondeu a emoção foi Elisangela Silva, presidente da Sociedade Cultural e Carnavalesca Afoxé Filhos de Korin Efan. "Estou muito feliz com a entrega da nossa cozinha comunitária para mães solos, mães chefas de famílias, para que mulheres se qualifiquem. Foi muito importante a parceria com a SPM, que viabilizou a realização do nosso sonho, através do edital Elas à Frente, e conseguimos capacitar mais de 20 mulheres. Estamos felizes e realizadas", comemorou.


Ascom SPM


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑