Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 23 de junho de 2024

1º dia do Arraiá de Ipitanga 2024 atrai público de todas as idades

 

1º dia do Arraiá de Ipitanga 2024 atrai público de todas as idades para a Arena Domingos Balaieiro



Crianças, adultos e idosos marcaram presença no primeiro dia do Arraiá de Ipitanga 2024, na Arena Domingos Balaieiro (Praça da Matriz), no Centro de Lauro de Freitas. Em um clima aconchegante, o público curtiu ao som da Orquestra Sanfônica da Bahia, Forró S/A, Forró sem nome, Alex e Camargo, 20 Xotear e Tito Freitas. A quadrilha junina Afro Bankoma também se apresentou, antes da abertura do palco.


O Arraiá de Ipitanga é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), com parceria da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). A estrutura montada assegurou um São João de qualidade  possibilitando uma festa para toda família curtir junta, como afirmou a professora, Deise França, que mora há 1 ano na cidade e chegou cedo para curtir pela primeira vez. "Vou vir amanhã e estou estou falando para minha família vir também. Hoje, estou com minhas sobrinhas, irmã e cunhado". Já a irmã de Deise, Francileide França, moradora de Salvador falou sobre a primeira impressão que teve do evento: “em Salvador não costumo frequentar os ambientes abertos e queria uma coisa mais reservada. Quando cheguei aqui gostei principalmente do aspecto, muito bem arrumado, elaborado, muito bem aconchegante, protegido com seguranças, que eu observei logo isso, e a gente está curtindo. Gostei da quadrilha, disse a fisioterapeuta.


A prefeita Moema Gramacho também marcou presença no primeiro dia da festa, dançou forró no meio do povo e falou sobre o arraiá. "São João é uma das maiores festas tradicionais do Brasil. Na verdade, aqui não tinha antes e, desde a nossa gestão passou a ter. É uma festa que atrai o povo de todos os lugares. Aqui a gente faz São João no centro da cidade, faz em Areia Branca, faz também blocos de São João, que é o povo fazendo, arrastando e levando a tradição pela cidade. Parabéns a todos que fazem essa festa ser tão linda, festa de paz, de muita comida gostosa, de muita dança, muito forró e muita harmonia. Viva ao São João", avaliou a prefeita.


O Secretário de Cultura de Lauro de Freitas, André Pereira, falou sobre a expectativa para esta edição 2024. “Um movimento diferente que estamos fazendo no modal, onde estamos valorizando mais os artistas da casa, a prata da casa. Nosso movimento cultural bastante valorizado no estado. Nossas quadrilhas, nossos cantores, nossos sanfoneiros, nossos músicos. Então, nós estamos fazendo aí, em uma modalidade diferente também pensando na responsabilidade fiscal, encerramento do mandato da Prefeita e a gente dá prioridade para os problemas centrais da cidade, mas sem perder a sensibilidade de cuidar da cultura, de cuidar do lazer e de cuidar da alegria do nosso povo”, disse. 


Débora Pereira, supervisora de atendimento, moradora de Lauro de Freitas desde que nasceu, há 33 anos, afirmou que não perde o São João de Lauro, "Todo ano a gente vem. A gente mora aqui pertinho e vim com meu esposo e filha de 1 ano e 4 meses. Nós três com o look combinando".


CTA


O momento não foi somente de curtição, mas também de conscientizar a população sobre a importância do uso do preservativo e sobre as doenças sexualmente transmissíveis. O enfermeiro do CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento de Lauro de Freitas, Fernando Conceição falou sobre a ação que será realizada  durante os dias de festa, "Estamos distribuindo 7 mil preservativos somente hoje e serão em torno de 26 mil durante os três dias", afirmou.


E para quem perdeu este primeiro dia do Arraiá de Ipitanga 2024, não precisa se preocupar porque a programação segue até segunda-feira (24), e não acaba por aí, porque dia 29 tem mais no bairro de Areia Branca.




Programação


Domingo (23 de junho)


Arena Domingos Balaieiro (Praça da Matriz) - a partir das 17h


QUADRILHA JUNINA SANFONA DE OURO


VIRADO NO 70


PRAZER E LOVE


FORROZÃO DA SAPEKKINHA


EDU CASA NOVA


COLHER DE PAU




Segunda-feira (24 de junho) - blocos a partir das 11h (concentração)


“ARRASTA JEGUE” - Rua Miguel dos Santos Silva - Centro (em Frente a Arte Cedraz)


ATRAÇÕES:


FORRÓ PÉ DE SERRA


SAMBA JUNINO


QUADRILHA JUNINA BANKOMA


ARRASTÃO COM PINCEL E BANDA




“CANGACEIROS DE IPITANGA” - RUA SÃO JORGE


ATRAÇÕES: 


FORROZÃO CUPIM DE FERRO


RAIED NETO (EX-CALCINHA PRETA)


GRUPOS LOCAIS


QUADRILHA JUNINA - IMPERATRIZ DO FORRÓ




Segunda-feira (24 de junho)


Arena Domingos Balaieiro (Praça da Matriz) - a partir das 19h


BERGUINHO 


BRUNO ROSA - NOVO GL 


MANU BAHTIDÃO - EXPLODIDA


PERICLES E LEONARDO




Sábado (29 de junho)


Areia Branca - a partir das 16h


QUADRILHA JUNINA IMPACTUS


FORRÓ S/A


SOU LOVE


FORRÓ SOBE POEIRA


ASTROS DO FORRÓ



Texto – Itacília Lôbo


Foto – Andressa Oliveira


SUPCOM PMLF - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas


www.laurodefreitas.ba.gov.br

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑