Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Alertas para evitar crimes ambientais causados pelas fogueiras

 

Moradores e comunidades de Busca Vida recebem alertas para evitar crimes ambientais causados pelas fogueiras de São João


Manter a tradição das fogueiras também exige cuidados especiais (Imagem: Freepik)


Em meio à tradição junina de soltar balões e acender fogueiras nesta época do ano, a Administração do Condomínio Busca Vida (CBV), localizada dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) e com grande diversidade de espécies, está alertando seus moradores e a comunidade do seu entorno para o aumento do risco de incêndios, a depender da área escolhida, das condições climáticas e do material utilizado. A prática da soltura de fogos também exige cuidados especiais, já que pode representar perigo inclusive para os animais, pois, por conta do barulho, eles ficam muito estressados, assustados, ofegantes e com o ritmo cardíaco acelerado, o que pode provocar fugas, acidentes e até óbitos. 


De acordo com Marcelo Dourado, síndico administrador do CBV, caso o fogo provocado pela fogueira se alastre para a Zona de Proteção Rigorosa ou Zona de Vida Silvestre, é possível, a depender das circunstâncias e dos fatos apurados, o cometimento dos crimes estabelecidos no art. 41 ou 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) ou até mesmo crime de incêndio previsto no art. 250 do Código Penal. Internamente, o artigo 18 do Regimento Interno do CBV determina que os moradores devem observar os cuidados necessários, podendo haver multa administrativa em caso de intercorrência, após a devida apuração. 


“Apesar dos riscos, é possível ter um São João bem animado e seguro desde que se observem alguns cuidados, como não utilizar combustíveis inflamáveis (álcool, gasolina ou outro solvente) para acender o fogo; deixar uma pá ou equipamento semelhante em local de fácil acesso para, em caso de emergência, jogar terra sobre a fogueira; evitar o acendimento nas vias pavimentadas com asfalto e o consumo de bebidas alcoólicas próximo à fogueira”, recomenda Marcelo Dourado. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑