Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Cafeicultores e apicultores se unem em Barra do Choça para lançar novo mel Flor do Café


 

Cafeicultores e apicultores se unem em Barra do Choça para lançar novo mel Flor do Café


A inovação está presente na agricultura familiar do Sudoeste Baiano. Uma parceria entre a Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) e a Associação de Apicultores de Barra do Choça (APISBC) resultou no lançamento do novo mel Flor do Café, uma nova iguaria produzida a partir da polinização das áreas de café da região.



Lançado durante a 53ª Exposição Agropecuária Nacional de Vitória da Conquista, a ExpoConquista, o mel foi coletado a partir da experiência de polinização das áreas de café, que só trouxe benefícios para os agricultores e agricultoras familiares da região.


A presidente da Cooperbac, Joara Oliveira, destacou o aumento da produção do café a partir da polinização feita pelas abelhas nas propriedades de café. “Nós observamos que, com a polinização das abelhas, a perca das flores é menor e aumenta a produção do café. Segundo os estudos, a presença da abelha no cafezal, na época da florada, aumenta a produtividade entre 18 e 40%, o que significa que teremos um aumento gradativo na produção do café”, comemora a presidente.



Já a cafeicultora e apicultora Márcia Rocha ressalta a diferença no sabor do mel Flor do Café. “Para a nossa surpresa, as abelhas conseguiram produzir mel só com a florada do café e, por isso, fizemos esse primeiro lote do produto para as pessoas conhecerem. Além da cor mais clara do mel, ele tem um sabor mais suave, em consequência dessa polinização do cafezal”, explica Márcia.


A agricultora agora sonha com o aumento da produção do mel para comercialização. “Agora vamos fazer essa polinização mais vezes. Eu, por exemplo, realizei a polinização em pequena quantidade. Agora, eu quero expandir”, analisa Márcia.



Por meio dos investimentos do Governo do Estado, via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Cooperbac alavancou a sua produção de café com a construção de unidade de secagem, torrefação e empacotadora de café, além da implantação de viveiro para produção de mudas e assistência técnica especializada e da construção de um Laboratório de Classificação Sensorial de Café, que habilitam os produtos da Cooperbac para a comercialização junto a grandes marcas nacionais de café.



Para a elaboração do novo mel Flor do Café, as famílias agricultoras tiveram a consultoria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)

Galeria de fotos


Fotos: Rafael Barreto/CAR

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑