Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 23 de junho de 2024

Como proteger os pets dos fogos de artifício


Especialista dá dicas de como garantir o bem-estar deles durante as festividades


Com a chegada das festas juninas, a alegria contagia muitas cidades brasileiras com arraiais, quadrilhas e os tradicionais fogos de artifício. Enquanto humanos celebram, os pets enfrentam medo e níveis extremos de estresse causados pelos barulhos ensurdecedores dos fogos.


Com uma audição muito mais sensível que a dos humanos, cães e gatos passam por situações de ansiedade e problemas cardíacos. Além disso, podem tentar fugir durante a queima de fogos e sofrer ferimentos físicos. Os sintomas variam desde tremores e respiração ofegante até comportamento agressivo.


Alessandra Bispo, especialista em comportamento animal e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Salvador, dá dicas de como garantir o bem-estar deles durante as festividades. "Para protegê-los durante as festas juninas, o recomendado é adotar medidas preventivas. Ou seja, mantenha os pets em ambientes seguros dentro de casa, garanta que estejam devidamente identificados, utilize música relaxante para abafar o som dos fogos e, em casos extremos, consulte um veterinário sobre o uso de medicamentos ansiolíticos".

 

Considerando os danos causados aos animais, muitos municípios têm adotado fogos de artifício silenciosos como alternativa. Essa mudança proporciona o mesmo efeito visual, mas sem os ruídos perturbadores, contribuindo para uma celebração mais segura e agradável para todos.

 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑