Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Conheça o processo de beneficiamento do arroz integral


 

Valor nutritivo preservado: conheça o processo de beneficiamento do arroz integral


Encaminhado para as indústrias realizarem tratamento, grão acumula nutrientes e benefícios ao corpo humano, comparado com os outros tipos


Após a colheita, o arroz é enviado por meio de caminhões, para o beneficiamento e tratamento nas indústrias. Depois dos esforços dos agricultores, que cuidaram da colheita do grão ao longo de, aproximadamente, quatro meses, o cereal passa por diversas etapas incluindo hidratação, pré-cozimento, secagem, beneficiamento, empacotamento e distribuição para os supermercados. Esses pequenos detalhes fazem com que o arroz chegue de forma segura, de alta qualidade, com as propriedades nutricionais certas e sabor autêntico à população.


O arroz parboilizado integral da Kiarroz – marca da Fumacense Alimentos –, por ter todas as camadas, possui mais fibras, proteínas e gorduras, em relação ao parboilizado polido e branco. Segundo a gerente industrial da empresa, Lilian Tiscoski, a principal característica desta versão é o acúmulo de nutrientes que, ao entrarem em contato com o organismo, desempenham uma função de saciedade. “É justamente por este motivo que ele possui um sabor mais forte e, também, demanda de um tempo de cozimento maior, quando comparado aos outros tipos”, explica.


Armazenados nos silos, a Fumacense Alimentos preserva e monitora os grãos que chegam das lavouras, para mantê-los sadios e garantir que não ocorra perdas devido à mudança de temperatura. Iniciando o processo de beneficiamento, o arroz é encaminhado para a etapa de encharcamento, em que será submerso a uma água aquecida. Após essa etapa, ele é levado a um pré-cozimento a vapor, chamado de autoclave, para que ocorra a gelatinização.


Durante este processo, os grãos que apresentarem pequenas quebras se unem novamente e, ao mesmo tempo, os nutrientes que estavam soltos nas camadas externas do grão são absorvidos. “No interior eles possuem uma camada organizada de amido, e quando recebe o calor sua molécula é desorganizada. Concentrando os benefícios nutricionais na parte de dentro”, detalha Lilian.


Depois que o alimento passou pela secagem, voltando à umidade inicial, é realizado o beneficiamento – é retirada a casca com o auxílio de roletes de borracha que giram em sentido contrário e a separam do grão. Para a última verificação de qualidade, o arroz passa por uma máquina conhecida como separador de marinheiros, onde os grãos com casca se separam devido à diferença de densidade e caso isto ocorra, são levados de vota para o descascador. Por fim, o grão integral é selecionado eletronicamente – conforme o padrão da indústria –, empacotado e enviado aos supermercados para atender os consumidores.



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑