Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Estilo de vida pode reduzir impactos da TPM



Estilo de vida pode reduzir impactos da TPM, condição que atinge 80% das mulheres

 

Em muitos casos, a Tensão Pré-Menstrual exige tratamentos medicamentosos para controlar os sintomas e devolver a qualidade de vida às mulheres que sofrem com a Síndrome. Associado ao tratamento, os bons hábitos podem ajudar a reduzir os desconfortos do período que antecede o ciclo menstrual.

 

Um conjunto de mais de 200 sintomas físicos, emocionais e comportamentais caracterizam a Síndrome Pré-Menstrual, mais conhecida pela sigla TPM (Tensão Pré-Menstrual), que atinge 80% das mulheres brasileiras em idade reprodutiva. Variações de humor, irritabilidade, cólicas, fadiga, inchaço (retenção de líquidos), depressão, dores nas pernas, fome aumentada e compulsão por doces, aumento das mamas e dor nesses órgãos, constipação e insônia são alguns dos sintomas frequentes da TPM.  "A Síndrome é cíclica e recorrente, as mulheres que sofrem de Tensão Pré-Menstrual, mensalmente, precisam enfrentar um ou mais sintomas. A intensidade e os sintomas variam para cada paciente, sendo que o histórico de saúde, a idade, o estilo de vida e o próprio ciclo menstrual influenciam na forma como a TPM se manifesta", esclarece Airton Ribeiro, ginecologista e diretor médico da CAM.   


A Síndrome Pré-Menstrual é causada por alterações na produção de hormônios femininos – estrogênio e progesterona – que antecedem o período menstrual. “É uma condição que, geralmente, dá seus primeiros sinais uma semana a dez dias antes do ciclo, e seus sintomas começam a aliviar quando a mulher fica menstruada”, afirma Airton Ribeiro.  “A TPM dura em média uma semana, mas, em alguns casos, pode durar até 15 dias, o que impacta bastante na qualidade de vida da paciente”, destaca o médico.


Os sintomas da TPM afetam o dia a dia da mulher e podem comprometer seu desempenho profissional,  relacionamentos e qualidade de vida. A mulher que sofre de Tensão Pré-Menstrual deve buscar ajuda do ginecologista para tentar melhorar essa condição. O tratamento será sempre individualizado, pois cada paciente apresenta um quadro e sintomas diferentes. “Em alguns casos, o uso de anticoncepcionais para estabilizar os níveis hormonais pode ser um importante aliado para controle da TPM. O tratamento também pode ser feito com ansiolíticos, diuréticos e até antidepressivos. As indicações vão depender dos sintomas”, finaliza o diretor da CAM.


De acordo com o especialista, a adoção de hábitos saudáveis pode ajudar a reduzir, significativamente, os sintomas da TPM.  “Ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regular, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e reduzir o consumo de açúcar e sal são hábitos que ajudam a controlar ou diminuir os desconfortos da Tensão Pré-Menstrual”, conta. “Não consumir bebidas estimulantes, como cafeína, chá preto e refrigerantes à base de cola também é importante para prevenção”, acrescenta. Além disso, o médico ainda lembra que a prática de atividades que ajudam a controlar o estresse e aumentam o bem-estar, como terapias, ioga e meditação, também podem fazer a diferença.


Sobre a Oncoclínicas&Co


A Oncoclínicas&Co. - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.700 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 145 unidades em 39 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.


Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos e acesso ao tratamento oncológico, realizando aproximadamente 635 mil tratamentos nos últimos 12 meses. É parceira exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MedSir, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional. Além disso, a Oncoclínicas passou a integrar a carteira do IDIVERSA, índice recém lançado pela B3, a bolsa de valores do Brasil, que destaca o desempenho de empresas comprometidas com a diversidade de gênero e raça.

Para obter mais informações, visite http://www.grupooncoclinicas.com   

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑