Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Exposição no Congresso Nacional celebra arte ítalo-brasileira

 


Exposição no Congresso Nacional celebra 150 anos de arte ítalo-brasileira 


Foi inaugurada nessa terça-feira (25) a exposição Oltreoceano — 150 anos de arte ítalo-brasileira — que celebra a imigração italiana no Brasil com 35 obras, de 33 artistas, em diversas linguagens. A mostra é aberta ao público e fica no Salão Negro do Congresso Nacional até o dia 14 de julho.


Durante a solenidade de abertura, o curador da exposição, Marcelo Gonczarowska Jorge, ex-diretor do Museu de Arte de Brasília (MAB), falou sobre a influência da arte italiana para o Brasil. 


— Não podemos falar de arte brasileira sem levar em consideração a contribuição dos artistas italianos — lembrou Marcelo que citou também importantes obras, inclusive arquitetônicas, de autoria de italianos que viveram no Brasil. 


Pela primeira vez, obras que pertencem à Embaixada da Itália estão expostas ao público. Quatro obras de Candido Portinari estão entre elas. Para o embaixador, é um importante reconhecimento expô-las no Congresso Nacional.


— Me sinto muito orgulhoso de inaugurar esta exposição no prestigioso espaço do Salão Negro, e estas obras são provas tangíveis da influência da imigração na cultura brasileira — ressaltou. 


Além de Portinari, entre os 33 artistas com obras expostas, estão: Alfredo Volpi, Eliseu Visconti, Fulvio Pennacchi, Mario Zanini, Aldo Bonadei, Victor Brecheret, Anita Malfatti, Alfredo Ceschiatti, Glênio Bianchetti, Sergio Romagnolo, Lina Bo Bardi. A coleção foi montada em colaboração com o MAB e colecionadores particulares. 


Imigração histórica 

Em 1874, o navio La Sofia aportou no atual estado do Espírito Santo. Ele trazia ao país quase 400 imigrantes das regiões do Vêneto e de Trento, marcando, dessa maneira, o início do processo de imigração em massa de italianos para o Brasil, os quais influenciaram profundamente a arte e o design brasileiros nas décadas seguintes.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Fonte: Agência Senado

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑