Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Movimento Urbano de Arte Livre) divulga selecionados

 

O Projeto MURAL - Movimento Urbano de Arte Livre) divulga selecionados para edição especial em homenagem ao Dois de Julho 


Os onze artistas que farão parte da edição comemorativa do Projeto MURAL - Movimento Urbano de Arte Livre, em homenagem ao Dois de Julho, já foram divulgados pela organização do projeto. São eles Anderson Santos, Isabela Seifarth e Ludimila Lima (em duo), Lee27, Mônica Reis, Rildo Foge e Tarcio V, que exibirão seus trabalhos no bairro do Barbalho. Já para os muros e espaços de Pirajá, os selecionados foram Chany Duscio, Pipino, Samuca Santos e Uillian Novaes.


O tema desta edição especial é “2 de julho - Povo Independente”, para homenagear uma das mais importantes celebrações cívicas e tradicionais do país, o dia da Independência do Brasil na Bahia, com forte participação popular. Os dez trabalhos selecionados já começaram a fase de execução dos murais (que acontece até o final do mês de junho). A entrega e o lançamento dos murais artísticos de Pirajá e do Barbalho será no dia 01 de julho.


O projeto MURAL - Movimento Urbano de Arte Livre é considerado o primeiro projeto de arte vertical da Bahia, e desde 2016 vem espalhando arte pela capital baiana em prédios, muros e fachadas. Esta edição especial tema “2 de Julho - Povo Independente” é uma realização da Trevo Produções, Fundação Gregório de Mattos e Prefeitura Municipal de Salvador.


 


Sobre os artistas: 


Anderson Santos: é pintor e trabalha principalmente com o óleo sobre tela, cartão, madeira, e desenhista, utilizando o grafite ou o carvão sobre papel, e destes dois caminhos desenvolvendo pintura e desenho digital, adaptando a técnica tradicional para a nova realidade digital. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), 1999, expôs nas principais capitais brasileiras, mas também em Milão, Roma e Estados Unidos. 


Isabela Seifarth é artista visual e trabalha sobretudo criando narrativas transmitidas através da pintura. Sua pesquisa permeia o universo das tradições da Bahia e do Recôncavo Baiano, incluindo seus acervos materiais e imateriais. Já Ludimila Lima é aquarelista que se inspira em seus ancestrais. É tatuadora e empreendedora, sua trajetória no mundo da arte iniciou através das artes plásticas com desenhos, grafite e pinturas em tecidos. 


Lee27: artista visual e educador, é um dos pioneiros no país a inserir elementos de matriz africana no grafite, como orixás e pinturas negras, destacando principalmente a regionalidade baiana e a cultura do Recôncavo. 


Mônica Reis: uma das artistas pioneiras do graffiti feminino na Bahia. Iniciou seus trabalhos como grafiteira em 2005, sendo uma das pioneiras entre as mulheres de Salvador a desenvolver a arte das tintas nos muros da cidade. Integrante dos grupos de grafiteiras Toque Feminino Crew. 


Rildo Foge: artista plástico e muralista ilheense, cidade do sul da Bahia, ficou conhecido por retratar os tempos áureos nos muros de Ilhéus em grafite. Trabalha desenvolvendo oficinas em instituições e bairros, em cidades diferentes, Retrata a cena do movimento urbano através das artes visuais. 


Tarcio V: artista visual, ilustrador e grafiteiro, iniciou sua trajetória artística em 2004, e logo se tornou um dos principais expoentes do graffiti da Bahia. Soteropolitano, o artista tem como fonte em seu trabalho a sua forte relação com a cultura popular e religiosidade afro-brasileira. 


Chany Duscio: artista plástica argentina, residente na Bahia, muralista, e professora de artes visuais. Iniciou seus trabalhos como grafiteira em 2005, sendo uma das pioneiras entre as mulheres de Salvador a desenvolver a arte das tintas nos muros da cidade. Integrante dos grupos de grafiteiras Toque Feminino Crew. 


Pipino: artista plástico, desenhista e grafiteiro, natural da cidade baiana Amélia Rodrigues. Influenciado pela natureza morta, cultura popular e tradição nordestina, Pipino tem se destacado pela sua capacidade de capturar a essência vibrante do cotidiano das feiras livres e das paisagens rurais e urbanas da Bahia.


Samuca Santos: é artista visual graduado pela Escola de Belas Artes da  Universidade Federal da Bahia (UFBA), grafiteiro e educador. Natural de Salvador, atua desde o ano de 2003 na cena urbana da capital baiana. 


Uillian Novaes: artista plástico baiano, nascido na cidade de Maracás (sudoeste baiano), e formado em Belas Artes pela UFBA. Divide seu tempo entre produções de pinturas, gravuras, ilustrações e esculturas. Ao transitar por linguagens artísticas distintas, da escultura até a tatuagem, tem o desenho como fio condutor de suas expressões que possibilita registrar em cada linguagem suas características próprias.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑