Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 3 de junho de 2024

Protagonismo do estudante: como a abordagem favorece o aprendizado




Protagonismo do estudante: saiba como a abordagem favorece o aprendizado 


Supervisoras pedagógicas enfatizam que metodologia proporciona uma formação integral, além de buscar motivar e melhorar o aprendizado de novas competências 



Crédito: Divulgação


Diferentemente do modelo tradicional, em que os estudantes são vistos como meros receptores de conhecimento, a ideia de protagonismo revela uma abordagem que coloca as crianças e jovens no centro do processo de aprendizagem e valoriza seu papel ativo e participativo, encorajando-os a expressar suas visões, interesses e habilidades, além de tomar decisões, colaborar de forma significativa dentro e fora da sala de aula e assumir outras responsabilidades ao longo do próprio desenvolvimento va vida escolar, pessoal e social.  


Cristianna Rodrigues, supervisora pedagógica do Anchietinha Bela vista, comenta que, para promover essa abordagem, a escola precisa oferecer um ambiente que encoraja descobertas, transformando o aluno no principal agente de aprendizado enquanto adquirem habilidades e competências. “Desde a primeira infância estimulamos a autonomia por meio de ações básicas do cotidiano em sala de aula, elaborando conhecimentos, refletindo sobre atitudes e desenvolvendo o poder de argumentação diante do que já conhece”, destaca a profissional. 


Supervisora pedagógica do Colégio São Paulo, Bete Barreto ressalta a necessidade de elaboração de projetos pedagógicos que incentivam a reflexão e formação de opinião. Essas capacidades, de acordo com ela, estimulam o pensamento crítico e a consciência sobre as próprias ações. Isso leva os estudantes a considerarem não apenas os interesses pessoais, mas, também, o impacto de suas decisões no mundo.  


“No ensino fundamental II, dentre muitas propostas do Colégio São Paulo, destaco o projeto “Nas Asas da Palavra”, que propõe a leitura de clássicos da literatura e a organização de uma apresentação para a comunidade escolar. Ao longo dos anos, os estudantes vão, cooperativamente, decidindo como será essa apresentação e assumindo diversas funções com autonomia e responsabilidade”, exemplifica. 




Família como aliada  


Para as pedagogas, a família é o primeiro ambiente de socialização e exerce forte influência nas atitudes, valores e comportamentos. Dessa maneira, quando os membros incitam a autonomia e a expressão de opiniões, favorecem diretamente o fortalecimento do protagonismo no contexto de vida. Bete Barreto reforça que pequenas atitudes, como dedicar tempo para ouvir atentamente os filhos, incentivando-os a buscar compreender diferentes pontos de vista, também impulsionam o compromisso com os pertences e estudos.  


Além dessa questão, a supervisora do Anchietinha Bela vista pontua a colaboração entre família e ambiente escolar para o desenvolvimento integral dos alunos. “É indispensável que o núcleo familiar esteja implicado neste mesmo objetivo, aberto a um diálogo alinhado com a proposta da instituição e disposto a desempenhar seu papel educador nas possíveis ações dessa trajetória: acolher, acompanhar, corrigir e confiar”, conclui Cristianna Rodrigues. 




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑