Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 18 de junho de 2024

Vigilância Sanitária realiza ações de fiscalização em feiras livres de Salvador


SÃO JOÃO: Vigilância Sanitária Municipal realiza ações educativas e de fiscalização em feiras livres de Salvador


As comidas à base de milho e amendoim são tradição nesta época do ano, onde são celebrados os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. Para garantir a qualidade dos alimentos comercializados nas feiras livres em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária (VISA), já iniciou as ações educativas e de fiscalização em toda cidade.


As equipes do órgão estão atentas às condições de higiene dos locais de venda, além de aspectos de saúde dos vendedores (uniforme limpo, sapato fechado, cabelos protegidos, dentre outros), sempre salientando que as comidas dessa época são altamente perecíveis e precisam ser armazenadas de forma correta e por um curto período de tempo. 


“As inspeções têm o caráter educativo com objetivo principal de orientar os vendedores em relação às normas sanitárias, para garantir que o alimento seja comercializado de forma segura, sem trazer prejuízos ao consumidor. É importante que o vendedor entenda a importância de estar produzindo ou comercializando um alimento que não vá causar danos à saúde de quem consome”, pontua a diretora de Vigilância à Saúde, Andrea Salvador.


Durante as visitas às feiras, a Visa também orienta os consumidores sobre os cuidados na hora de consumir esses alimentos, como explica a chefe do Setor de Vigilância, Monitoramento e Educação em Alimentos, Emanuela Brito. “O milho e o amendoim são protagonistas nessa época, então os cuidados devem ser redobrados. Para compra dos produtos crus, o consumidor pode observar se os locais estão limpos e bem arejados e se os alimentos estão íntegros. Alterações como presença de bolor ou mofo ou cheiro que não seja característico do produto indicam que não estão em bom estado para consumo.”


O milho cozido precisa estar a uma temperatura de 60° a 70°C. Caso não seja preparado/armazenado de forma adequada, favorece a multiplicação da bactéria Bacillus cereus, que pode provocar diarreias e cólicas abdominais. Os bolos feitos com cobertura à base de ovos e calda de chocolate devem ser consumidos preferencialmente, num prazo de 24 horas, visto que eles se deterioram com muita facilidade. O amendoim conservado de forma inadequada pode representar perigo, já que pode conter aflatoxina, uma substância tóxica produzida por fungos que crescem no produto quando não foi bem seco e escolhido ou foi armazenado em local úmido.


A Visa disponibilizou Cartilha Educativa com orientações para compra e consumo seguro dos alimentos típicos desta época do ano, que pode ser acessada através do link: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/vigilancia-sanitaria/informacoes-2/#1683634120720-73798fb4-15f0


Confira as próximas ações confirmadas:


DISTRITO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO:

18/6 às 9h nos mercados de Paripe e Periperi


DISTRITO BARRA:

19/06 às 08:30 no Mercado do Rio Vermelho


DISTRITO ITAPAGIPE:

20/06 às 08h30 na Feirinha do Jardim Cruzeiro/Feira do Curtume 


DISTRITO ITAPUÃ:

20/06 às 08h30 nos Mercados Populares


... Fotos: Paulo Almeida/ ASCOM SMS

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑