Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Casa Vogue de julho coloca a sustentabilidade em foco



 Vanguarda Verde: Casa Vogue de julho coloca a sustentabilidade em foco


A revista mostra como profissionais da arquitetura e do design têm buscado soluções criativas e tecnológicas, como construção modular industrializada e reaproveitamento de materiais, para criar residências, móveis e peças de design de baixo impacto ambiental


Na capa da publicação, residência projetada pelo arquiteto Rodrigo Ohtake, empregando tecnologia industrial


Sustentabilidade é o tema de Casa Vogue do mês de julho. A edição traz projetos residenciais, móveis e peças de design criados com tecnologia industrial, materiais reciclados, restauro e reaproveitamento de matéria-prima para causar o mínimo de impacto ao meio-ambiente.


A capa da publicação estampa o belo refúgio de campo que Rodrigo Ohtake criou para a família em Ibiúna, interior de São Paulo. Para esse projeto, o arquiteto empregou o sistema de construção industrializada, em que todos os módulos que compõem a casa são produzidos na fábrica para, depois, serem montados no terreno, evitando desperdício de material e produção de resíduos. Outra vantagem é que esse método permite que uma residência seja construída em tempo muito menor se comparado ao das construções tradicionais.


Na reportagem, Rodrigo ressalta que, apesar do sistema ser industrial, foi possível imprimir seu estilo arquitetônico, marcado pela racionalidade, pelas curvas e pelas cores. “Aprendi com meu pai [Ruy Ohtake] a gostar dos desafios, a ter uma relação mutuamente instigante com os fornecedores, com a indústria. Só assim a arquitetura e os sistemas construtivos evoluem e, quem sabe, com o tempo, teremos moradia de qualidade e acessível, nada a ver com os antigos pré-fabricados”, conta Rodrigo, a respeito das motivações que o levaram a se lançar na empreitada, que teve como marco zero a edificação de 180 m² montada em apenas 30 dias.


A seção Universo Casa Vogue mostra ainda o resultado da reforma de um sítio, localizado em Cunha, interior paulista, em uma área de proteção ambiental (APP). Para preservar a natureza, o arquiteto Rodrigo Messina e o sócio Francisco Rivas, à frente do escritório Messina Rivas, reaproveitaram as construções já existentes no terreno. O antigo galinheiro virou a casa principal e a lavanderia foi erguida onde ficava a horta. A dupla privilegiou o uso de materiais locais, aprendeu muito com os oleiros da região e, com boas doses de criatividade, conseguiu adequar a reforma às leis ambientais.


Universo Casa Vogue traz também a casa de campo da artista paulistana Paola Croso, na Puglia, sul da Itália. Com ajuda de exímios artesãos locais, a antiga residência de pedra foi restaurada com emprego de técnicas e materiais vernaculares, respeitando o ritmo da vida no campo e os recursos disponíveis. Outro destaque da seção é o novo espaço do complexo Uxua Casa Hotel & Spa, em Trancoso, Bahia. Essa morada bucólica representa a mais recente empreitada do holandês Wilbert Das e de seu sócio, o americano Bob Shevlin: o Uxua Maré, conjunto que abrigará três hospedagens, todas feitas com matérias-primas resgatadas de uma demolição em Minas Gerais e reconstruídas no sul baiano.


Na seção Em casa com, o artista e designer Rodrigo Almeida abre as portas de sua morada de 300 m2, em Higienópolis, bairro de São Paulo, decorada com peças de design garimpadas. À reportagem, ele fala sobre seu processo de criação e a decisão de usar materiais de fontes renováveis em suas obras.


Em Casa Vogue ama, peças produzidas com responsabilidade ambiental e social por designers e empresas que não têm medo da experimentação. E, nas páginas da seção Decor stories, a revista apresenta editorial produzido pela terceira turma do curso de Produção de Interiores e Fotografia da Casa Vogue, em parceria com o Istituto Europeo di Design de São Paulo. Nele, objetos e móveis de matérias-primas recicladas foram selecionados pelo grupo para compor ambientes despojados ao lado do mobiliário vintage da Galeria Teo, local escolhido para as fotos.


O marceneiro e designer paulistano Danilo Costillas, à frente do ateliê que leva o sobrenome da família, está no perfil da seção Design, onde relembra os passos trilhados desde a infância até o momento atual, em que é reconhecido por assinar objetos e móveis que evidenciam a beleza da imperfeição das madeiras antigas que reaproveita para criar seus artigos.


Em Paisagismo, Casa Vogue preparou uma reportagem sobre os jardins filtrantes. Do Rio Sena, na França, ao Parque Orla Piratininga, em Niterói, eles seguem a solução de tratamento de água idealizada pelo paisagista francês Thierry Jacquet, responsável por uma revolução no urbanismo e por trazer mais espaços verdes para as cidades, além de água e ar limpos.


A seção Destino desvenda Belém por meio de um roteiro traçado pelos titulares do escritório Guá Arquitetura, sediado na capital paraense. Porta de entrada para a maior floresta tropical do mundo, a cidade que sediará a 30ª Conferência da ONU sobre o clima em 2025 é vibrante, repleto de cultura popular, rica arquitetura e sabores únicos.


Fechando a edição, a seção Last look detalha o projeto do novo hotel da rede Edition, em Rivera Maya, no México, assinado pelo arquiteto Michael Edmonds. Erguido em uma área de proteção ambiental, a construção tinha de atender alguns requisitos e o principal deles era ocupar no máximo 2% do terreno de uma reserva tropical de aproximadamente 250 hectares (2,5 km²). Para manter a saúde do manguezal, Edmonds construiu o hotel The Riviera Maya Edition at Kanai sobre pilotis de 15 m de altura, permitindo o desenvolvimento livre de troncos e raízes dos mangues e a passagem das correntes de água, ajudando a preservar também a fauna local, e introduzindo dunas artificiais na praia, para recompor o ambiente e proteger o manguezal durante tempestades.


Confira o conteúdo completo na Casa Vogue de julho, já disponível em versão digital e nas melhores bancas do país.

Foto: Filippo Bamberghi


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑