Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Dia Mundial do Rock: gênero está no top 3 das festas brasileiras


 

Dia Mundial do Rock: gênero musical está no top 3 das festas brasileiras, diz pesquisa


Desbancando samba e pagode, o rock'n roll agita as comemorações de 21% dos brasileiros


O Dia Mundial do Rock é comemorado em13 de julho, mas não é somente neste dia que guitarra, baixo e bateria comandam o clima das festas no Brasil. Sertanejo, rock, samba e pagode compõem a trilha sonora das festas brasileiras. É o que diz o estudo A Festa Perfeita, realizado pelo Chopp Brahma Express e que entrevistou 200 pessoas nos 26 estados do Brasil. A música sertaneja é a preferida de 32% dos respondentes. O rock aparece logo em seguida, com 21%. Samba e pagode, ritmos tipicamente brasileiros, foram a opção de 18% e 13% dos, entrevistados, respectivamete.


Associar músicas a festas não é algo recente. Essa prática já existia na Grécia Antiga e na Idade Média, quando comemorações populares e religiosas eram celebradas ao som das melodias das épocas. Já a celebração ao rock, apesar de ser considerada mundial, é mais comemorada no Brasil que em qualquer outro país do mundo! O gênero que surgiu nos Estados Unidos na década de 1950 chamou definitivamente a atenção do mundo em 1985, ano em que artistas como Sting, Mick Jagger e Eric Clapton e bandas como Queen e U2 se reuniram em um evento beneficente, o Live Aid, com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia. 


O sucesso do festival foi tanto que, nos anos seguintes, rádios brasileiras especializadas em rock colocaram em prática o que Phill Collins falou em 13 de julho de 85: que, de tão memorável, aquele deveria ser considerado o dia global do rock. 


Sertanejo, rock, samba... o que mais toca nas festas dos brasileiros?


Outros gêneros musicais também possuem popularidade notória, segundo a pesquisa do Chopp Brahma Express.


Vale destacar que as estatísticas contemplam especialmente os brasileiros entre 35 e 44 anos que são consumidores assíduos de cervejas e chopps. 


Aqueles que se destacam como favoritos dos brasileiros para festas são:


 


Sertanejo: 32%;

Rock ‘n’ Roll: 21%;

Samba: 18%;

Pagode: 13%;

MPB: 6,9% — favorito especialmente entre pessoas acima dos 55 anos;

Pop: 5,5%;

Forró: 2%.

Pluralidade musical


Apesar dos resultados do estudo, também é válido mencionar a popularidade de outros gêneros que caíram no gosto dos brasileiros. Bons exemplos disso são funk e rap. Segundo o Datafolha, ambos são os favoritos de 24% dos jovens entre 15 a 29 anos.


As preferências musicais também podem variar conforme o gênero: segundo o relatório Music Consumer Insights 2019 da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), o estilo musical favorito das mulheres é o pop, com 23%. Na sequência vêm o sertanejo (21%) e o funk (15%). Para os homens, os estilos favoritos são sertanejo (26%), rock (17%) e pop (15%).


Além disso, a região em que se mora pode ser determinante para seu gosto musical. O relatório Deezer Insights Brasil 2021 mostrou que, em todas as regiões do país, o sertanejo é o gênero mais popular. Ele chega a atingir, respectivamente, 44% e 43% dos ouvidos do Centro-Oeste e do Norte do país.


Apesar disso, 29% da população do Sudeste escuta funk, enquanto 19% do Nordeste gosta mesmo é do forró, o que significa que a diversidade do Brasil se reflete também na escolha de músicas nas caixas de som do país afora. Fatores como idade, região e até mesmo as bebidas favoritas impactam quando o assunto é o som ideal para festas.


Seja qual for a sua preferência, uma coisa é inegável: uma festa sempre pode ficar melhor com boa música. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑