Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Julho Turquesa: estimula conscientização sobre o olho seco

 

Julho Turquesa: campanha estimula conscientização sobre o olho seco, problema que afeta cerca de 18 milhões de brasileiros 


Sabe aquelas sensações de areia nos olhos, ardor, vermelhidão, irritação, sensibilidade à luz, visão embaçada e dificuldade para ficar em frente ao computador? O oftalmologista Ricardo Chagas, médico do Instituto de Olhos Freitas – unidade que integra o Grupo Opty na Bahia, explica que esses sintomas podem ser indícios da Síndrome do Olho Seco, que é uma disfunção que afeta a produção e/ou a qualidade da lágrima, provocando o ressecamento da superfície do olho, da córnea e da conjuntiva. 


Ele conta que o problema pode acontecer ao longo de todo o ano, mas é potencializado no inverno, que é um período em que ocorre a redução natural da umidade do ar. “Para conscientizar as pessoas sobre o olho seco, bem como ressaltar a importância do auxílio do oftalmologista para o correto diagnóstico e tratamento, foi criada a campanha nacional Julho Turquesa”, explica. 


Também oftalmologista, Frederico Faiçal informa que a síndrome atinge cerca de 18 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Portadores de Olho Seco. De acordo com o oftalmologista da Oftalmoclin – outra unidade pertencente ao Grupo Opty na Bahia, “a lágrima tem a função de lubrificar e nutrir a superfície ocular, além de ter papel importante na regeneração de lesões nos olhos e proteger da ação de bactérias e partículas de poeira. Portanto, a falta dela pode causar a Síndrome Olho Seco”. 


E o que causa a diminuição ou a má qualidade da lágrima? Frederico Faiçal detalha que a exposição em excesso à TV, ao computador e demais telas, poluição, poeira, cigarro, pólen, ar-condicionado, consumo de alguns medicamentos específicos, uso incorreto de lentes de contato e cirurgias ou traumas oculares estão relacionados às principais causas da anomalia.

 


Outras causas 


Murilo Barreto, oftalmologista da OftalmoDiagnose – também do Grupo Opty, ressalta a idade e o sexo como outros fatores causais importantes. “Naturalmente e de modo geral, com relação à idade, a produção de lágrimas diminui. Aos 65 anos, por exemplo, uma pessoa produz 60% menos lágrimas que aos 18 anos, de acordo com estudos científicos. Sobre o sexo, as mulheres, frequentemente, têm esse problema agravado, quando estão na menopausa por causa das mudanças hormonais que acontecem nessa fase”, salienta o especialista, enfatizando a importância da ida anual ao oftalmologista.


Tecnologia e tratamento


O tratamento do Olho Seco será de acordo com cada quadro clínico, de modo que em quase 90% dos casos são utilizados colírios de lágrima artificial, sempre prescritos por um oftalmologista. Mas, além disso, o oftalmologista Ruy Cunha Filho, do DayHORC – do Grupo Opty, informa que a tecnologia tem sido uma aliada neste processo, a exemplo do surgimento de equipamentos de última geração que auxiliam pacientes que sofrem com o ressecamento nos olhos.


Nesse sentido, um grupo de especialistas do Opty na Bahia criou em Salvador um projeto para diagnóstico e tratamento do olho seco. “O intuito é oferecer equipamentos de última geração no diagnóstico, a exemplo do equipamento IDRA, e no tratamento, com o Eye-Light, que dispõe de luz pulsada e modulação de luz - uma combinação que proporciona uma solução imediata e de longa duração para pacientes com essa condição ocular e com disfunção de glândulas lacrimais”, conclui Ruy Cunha Filho.


Dicas práticas dos oftalmologistas para evitar o olho seco:


* Consuma muita água ao longo do dia, de modo que o organismo consiga produzir mais lágrimas.


* Diminua o contato em excesso com dispositivos eletrônicos/telas. Caso seja inevitável, aplique a regra 20-20-20: parar a cada 20 minutos, durante 20 segundos e olhar para algum objeto em uma distância de 20 metros.


 


* Caso não seja possível, recomenda-se que você faça intervalos de alguns minutos a cada hora.


* Pisque diversas vezes ao dia. 


* Prefira ambientes ao ar livre, sem a presença de ar-condicionado ou ventiladores ligados.


Grupo Opty

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑