Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Ondina recebe 11ª Casa So+ma de Salvador

 

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS

 

A capital baiana foi beneficiada com mais uma unidade da Casa So+ma. O novo espaço funciona na Rua Nossa Senhora de Fátima, 2829, em Ondina. A entrega foi realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com as startups de impacto socioambiental iWrc Brasil e Ocean Conservancy Brasil, nesta quinta-feira (4).

 

Com a inauguração, os soteropolitanos passam a contar com 11 unidades distribuídas pela cidade. Desde a abertura dos primeiros espaços, há três anos, o projeto cadastrou quase 22 mil famílias, resultando em cerca de 3 mil toneladas de materiais reciclados recebidos e desviados do aterro sanitário.

 

Moradora da região, a idosa Ediemes Oliveira, 73 anos, comemorou a instalação do espaço próximo à residência. Ela fez questão de participar da inauguração e foi uma das primeiras a utilizar o contêiner ao descartar latas, embalagens de leite e papelão.

 


“Levava na Casa So+ma do Rio Vermelho e, agora, tem um bem pertinho de casa. Adorei!”, disse. Ediemes ainda fez questão de pontuar a importância da coleta seletiva. “Cuidamos do meio ambiente e ainda ajudamos as cooperativas”, pontuou.

 

Todo o material recolhido na Casa So+ma de Ondina será encaminhado à Cooperativa do Bariri. Para o presidente da instituição, Eliás Júnior, há uma grande expectativa com relação ao novo espaço. “Trata-se de uma área nobre da cidade, à beira mar. Esperamos a colaboração da comunidade, reforçando que o descarte seletivo visa a preservação do meio ambiente e geração de emprego e renda, que para nós é muito importante”, destacou.

 

Ampliação – Durante a entrega, o secretário da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euller, comemorou o sucesso da iniciativa. Segundo ele, a meta da gestão é alcançar 20 Casas So+ma até o final do ano.

 

O gestor aproveitou a oportunidade para convidar a população a aderir a coleta seletiva. “Convido a população a trazer seu resíduo reciclado, lavado e separado de casa. Levem para um local adequado e o material terá a destinação correta. Além disso, há uma pontuação de incentivo com oferta de vantagens, gerando uma moeda virtual que pode ser trocada por itens”, completou.

 

A fundadora e CEO da So+ma, Cláudia Pires, explicou que o programa está entrando na segunda fase de expansão em Salvador. “Estamos extremamente felizes com a jornada de engajamento na cidade. Nosso objetivo é construir um novo comportamento da população em relação aos materiais recicláveis, avançando rumo a uma política pública que promova a sustentabilidade e geração de emprego e renda”, frisou a ambientalista.

 


Os resíduos recebidos pelas casas So+ma de Salvador são recolhidos pelas cooperativas parceiras das startups. Os recicláveis são vendidos pelos colaboradores para usinas recicladoras, gerando fonte de renda para os trabalhadores. Ao longo desses três anos, foram R$687.744 de apoio financeiro direto a quatro cooperativas.

 

Como funciona – Os participantes que levarem os resíduos para as Casas So+Ma podem se cadastrar pelo aplicativo, somar pontos ao entregar os materiais e continuar a trocar esta pontuação por benefícios como cursos, descontos em aplicativos e no comércio local, alimentos e itens de higiene. Gratuito, o projeto funciona de forma simples: o cidadão baixa o aplicativo So+ma Vantagens ou vai até uma Casa So+ma, faz o cadastro e começa a levar os materiais recicláveis, separados por tipo (vidro, plástico, sucata e outros) e limpos, para ganhar pontos.

 

Esses pontos podem ser trocados por diversas recompensas ou doados para organizações sociais. O cidadão tem seu próprio extrato ambiental, sabe o que economizou e qual o ranking de reciclagem. Desde o início das ações, em Salvador, as unidades ofertaram 98.345 mil itens em trocas por pontos e promoveram 89 cursos de capacitação.

 

Ganhos ao meio ambiente – O reflexo ambiental do trabalho das casas So+ma resultou em 76 mil toneladas de CO2 a menos na atmosfera, economia de 166 milhões litros de água e 28.776 árvores salvas. Para o CEO da iWrc Brasil e representante da Ocean Conservancy, no Brasil, Michael Maggio, o novo espaço além de fomentar a sustentabilidade, conectará a comunidade às cooperativas de reciclagem.

 

“Nossa campanha ‘Nenhum lixo deixado para trás’ tem o objetivo de ajudar a manter nossas praias e comunidades livres de resíduos, educar os frequentadores sobre reciclagem e recompensar as cooperativas pelo trabalho que fazem. Estamos extremamente animados em oferecer educação através da iWrc University para as cooperativas de reciclagem participantes e recompensas para a comunidade através do Programa So+ma Vantagens”, declarou.

 

Otimista, Maggio aposta na expansão do programa. “O apoio da Prefeitura de Salvador e de outros atores participantes tornou este esforço possível e merecedor de nosso agradecimento e reconhecimento. Esperamos que o sucesso deste programa incentive outros a participar e se juntar a nós na celebração de praias e comunidades mais limpas através de nossos esforços”, frisou.

 

Localização – Em Salvador, as demais Casas So+ma ficam no Espaço Wilson Son’s (Avenida Engenheiro Oscar Pontes, 97); Cajazeiras (Campo da Pronaica); Imbuí (Praça do Imbuí - Avenida Jorge Amado); Mussurunga/Assaí (Rua Professor Plínio Garcez de Sena, 1240); Patamares (Avenida Ibirapitanga, Patamares - em frente à Escola Pan Americana da Bahia, ao lado da parada de ônibus); Periperi (Praça da Revolução); Pilar (Rua do Pilar, Comércio); Pituba (Praça Ana Lúcia Magalhães); Ribeira (Largo do Papagaio); Rio Vermelho (Vila Caramuru - Praça Caramuru, 2); e Stella Maris (Praça de Stella Maris, Alameda Praia de Guaratuba, s/n).

 

Os horários de atendimento da maioria das unidades é das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta, e das 9h às 13h aos sábados. No dia a dia, a maioria das casas recebem plástico, papel, metal, alumínio, vidro, óleo usado e eletrônicos.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑