Agosto Lilás: Shopping Center Lapa promove sensibilização e combate à violência contra a mulher; confira programação
O centro de compras recebe programação gratuita com rodas de conversas, oficina de defesa pessoal, serviços de saúde e atrações culturais; atrações seguem até o dia 31
Fotos: Divulgação Center Lapa
Shopping Center Lapa promove ações gratuitas e convida toda a comunidade para uma jornada de sensibilização e combate à violência doméstica. Até o dia 31 de agosto, o centro de compras se transformará em um espaço de informação, apoio e conscientização, com uma programação com bate-papo, serviços de saúde e defesa pessoal, em prol de uma sociedade engajada na luta por seus direitos e por um futuro livre de violência. As atrações gratuitas, acontecem na Praça de Eventos, no Piso L1.
Em 2023, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou que quase 30% das brasileiras sofreram algum tipo de violência ou agressão durante o ano de 2022 (FBSP, 2023). Para além de violências cotidianas, as mulheres também são atingidas pela violência letal: na última década, entre 2011 e 2021, mais de 49 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, conforme o Atlas da Violência, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Tais violências podem ser físicas, psicológicas, sexual ou econômica, consideradas uma violação dos direitos humanos, que afeta profundamente as vítimas e suas comunidades. Desde 2013, o Agosto Lilás reforça a necessidade de combater essa realidade por meio da educação, informação e políticas públicas que garantam a segurança e o respeito às mulheres em todos os ambientes. O Shopping Center Lapa veste a camisa da campanha para destacar a importância da prevenção, do apoio às vítimas e da luta pela igualdade de gênero com uma série de atividades educativas, aberta para as mulheres soteropolitanas, com informação, cuidado e assistência.
O evento traz ao público do empreendimento e convidadas, uma Feira das Empreendedoras Artesãs, distribuição de material informativo das políticas públicas para as mulheres, serviços de saúde como auriculoterapia, atividades educativas sobre saúde bucal, ioga do riso e teste rápido para HIV, Hepatite B e C e Sífilis, além de aferição de pressão e glicemia. Os participantes, poderão ainda prestigiar rodas de conversas; prática de defesa pessoal e muito mais. Para participar das atividades, basta se inscrever gratuitamente pelo link: https://forms.gle/LoHptMS7SU4FPigy5.
0 comentários :
Postar um comentário