Confira a previsão do tempo e a balneabilidade das praias para o fim de semana na Bahia
O fim de semana na Bahia será marcado por uma variedade de condições climáticas, conforme a previsão divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Entre hoje e o domingo (25), o clima no estado terá momentos de sol forte, temperaturas elevadas e também a possibilidade de chuvas fracas e pontuais em algumas regiões. Confira abaixo a previsão do tempo para este final de semana.
A sexta-feira (23) começa com o tempo parcialmente nublado em grande parte do estado, com possibilidade de chuvas fracas e pontuais na faixa costeira, principalmente entre o Litoral Norte e o Baixo Sul. No centro-leste, o tempo será parcialmente nublado, com chance de pancadas de chuva ao longo do dia. Nas regiões do centro-oeste, Nordeste, Norte e Sudoeste, o clima deve se manter firme e ensolarado, sem indicativo de precipitação.
No sábado (24), o sol deve predominar em boa parte da Bahia, especialmente no centro-oeste, onde o céu ficará claro e as temperaturas podem atingir até 34°C. No leste, entre o Recôncavo e o Baixo Sul, o tempo será parcialmente nublado, com uma pequena possibilidade de chuva fraca e pontual. Em Salvador, a temperatura varia entre 22°C e 29°C.
Para o domingo (25), a previsão é de tempo estável em toda a Bahia, com o céu parcialmente nublado a claro e baixa chance de chuva. O centro-oeste terá poucas nuvens e altas temperaturas, que podem chegar a 36°C, com baixa umidade relativa e grande amplitude térmica. Na capital, Salvador, o céu deve ficar parcialmente nublado a claro, com mínimas chances de chuva e temperaturas entre 22°C e 28°C.
Para conferir a previsão do tempo completa, acesse o site do Inema.
Balneabilidade das Praias
Além da previsão do tempo, o Inema também alerta para as condições de balneabilidade das praias, ou seja, a qualidade da água para banho. De acordo com o Boletim de Balneabilidade, a análise da qualidade das águas considera fatores como a presença da bactéria Escherichia coli, um indicador microbiológico de contaminação fecal. A presença dessa bactéria em níveis elevados pode tornar a praia imprópria para banho e aumentar o risco de doenças.
Em dias de chuva, há maior risco de contaminação das praias devido ao arraste de detritos das ruas para o mar. O Inema desaconselha o banho próximo à saída de esgotos, desembocaduras de rios urbanos, córregos e canais de drenagem, mesmo em dias de sol.
Entre as praias classificadas como impróprias para banho em Salvador, destacam-se: São Tomé de Paripe, Penha, Bonfim, Boa Viagem, Canta Galo, Porto da Barra, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Armação, Corsário e Piatã.
Para ajudar os banhistas a se informarem melhor, o Inema disponibiliza o aplicativo "Vai Dar Praia", disponível para dispositivos Android e iOS, que fornece informações atualizadas sobre a qualidade das praias. Para acessar a relação completa de praias impróprias para o banho de mar em Salvador e no estado, acesse o site do Inema.
Foto: André Reis/ASCOM Sema
0 comentários :
Postar um comentário