3 métodos que estimulam o desenvolvimento de crianças com deficiência
A fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids, Jamaica Araújo, afirma que essas abordagens proporcionam uma vida mais independente e satisfatória para as crianças com deficiência
A fisioterapia é uma das intervenções essenciais no processo de reabilitação de crianças com deficiências e atrasos no desenvolvimento. Através de técnicas especializadas, a fisioterapia não apenas trabalha para inibir padrões de atividades reflexas anormais, mas também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento neuropsicomotor, com aumento e recuperação da força muscular dos membros e do tronco dessas crianças.
Segundo a fisioterapeuta e fundadora da Clínica Espaço Kids, Jamaica Araújo, os fisioterapeutas utilizam uma variedade de métodos que visam desenvolver a coordenação motora e estimular o sistema nervoso central. “Ao aprimorar as funções motoras e reduzir as limitações funcionais, essas intervenções visam proporcionar uma vida mais independente e satisfatória para as crianças com deficiência”, afirma.
Jamaica compartilha 3 métodos que estimulam o desenvolvimento de crianças com deficiência:
Método Therasuit
Um dos destaques na reabilitação de crianças com desordens neuromotoras é o método Therasuit. “A clínica Espaço Kids é pioneira na Bahia, desde 2011, aplicando o método fisioterapêutico Therasuit, em que as crianças vestem o Adele Suit, um traje especial inspirado nas roupas dos astronautas russos, criado para dar resistência e estabilidade aos músculos, que foi adaptado para ajudar no desenvolvimento espacial de crianças com deficiência locomotora”, explica Jamaica.
Conceito Neuroevolutivo Bobath
O Conceito Neuroevolutivo Bobath é uma abordagem terapêutica de reabilitação que prioriza a solução de problemas de controle postural, movimento e função, através da avaliação e o tratamento das deficiências e limitações de atividades de indivíduos com fisiopatologia do sistema nervoso central. “É amplamente utilizado para melhorar a coordenação motora e promover a independência funcional das crianças, permitindo uma melhor qualidade de vida e integração social”, conta a fisioterapeuta.
Integração sensorial
Técnica fundamental no tratamento fisioterapêutico de crianças com deficiências, a integração sensorial trabalha para organizar as sensações do corpo e do ambiente, promovendo uma resposta adequada e eficiente às diferentes demandas sensoriais. “Isso contribui significativamente para o desenvolvimento motor e cognitivo, permitindo que as crianças se adaptem melhor às atividades do dia a dia”, informa a especialista.
Espaço Kids
A Clínica Espaço Kids é um espaço multidisciplinar de referência na Bahia, especializado no tratamento de crianças com alteração no desenvolvimento neuropsicomotor, que atua nas áreas de motricidade, cognição e comportamento. Fundada pela fisioterapeuta Jamaica Araújo em 2011, que acumula mais de duas décadas de experiência em reabilitação infantil, a Espaço Kids tem sua trajetória marcada pela introdução de métodos inovadores na Bahia, sendo pioneira em adotar os métodos Therasuit e Cuevas Medek Exercises, além de ser a primeira e única clínica de Salvador a oferecer o ambiente multissensorial Snoezlen e os Programas de Habilitação e Reabilitação Multidisciplinar Treini 7 e MIG.
No espaço, um time experiente acolhe crianças com autismo, paralisia cerebral, Síndrome de Down e microcefalia, entre outras condições que possam comprometer o desenvolvimento neuropsicomotor típico, oferecendo de forma integrada e humanizada serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, psicopedagogia, psicomotricidade e musicoterapia.
Clínica Espaço Kids
Unidade de tratamento convencional: Rua das Rosas, n. 179, salas 305, 306, 307 e 308. Ed. Empresarial San Juan, Pituba.
Unidade de tratamento intensivo: Rua Arthur de Azevedo Machad
0 comentários :
Postar um comentário