Serviço – que atende a mais de 10 mil pessoas por dia - teve capacidade ampliada, além de contar com veículos mais modernos e menos poluentes
A partir desta segunda-feira (02.09), uma nova frota de ônibus entrará em operação na região do Centro Administrativo da Bahia (CAB), realizando o serviço circular gratuito que integra o complexo de órgãos públicos do Estado ao sistema de transporte coletivo intermunicipal, urbano e metroviário. A iniciativa vai garantir mais comodidade e conforto aos mais de 10 mil cidadãos que recorrem ao serviço diariamente, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar na região.
Com um veículo a mais, a nova frota vai ampliar a capacidade de atendimento à população. No total, serão seis ônibus zero-quilômetro – cinco deles trafegando regularmente e um extra, para situações de emergência. Além disso, cada coletivo tem 41 assentos – três a mais do que o oferecido pelos veículos utilizados até então.
Mais moderno, o modelo adotado pela nova frota permite uma redução de até cinco vezes no volume de emissões de óxido de nitrogênio. Os veículos seguem as exigências da fase 8 do Programa de Controle de Emissões Veiculares (Proconve) e do Euro 6, versão mais recente de um conjunto de normas regulamentadoras para a diminuição da emissão de poluentes de veículos movidos a diesel.
Equipados com ar-condicionado, wi-fi gratuita, assentos para cadeirantes e elevador de acessibilidade, os ônibus contam ainda com telemetria e um serviço interno de self TV, que permite o monitoramento em tempo real de toda atividade realizada dentro do veículo.
Trajeto – Os carros vão percorrer diariamente o trajeto de 240 km que interliga as três avenidas do CAB a pontos de ônibus e às estações CAB e Pituaçu, do Metrô. O serviço funciona de forma ininterrupta de segunda à sexta-feira das 6h às 19h, percorrendo os 26 pontos de transporte público já existentes no CAB, que atendem às secretárias estaduais e prédios públicos. A previsão é de que os ônibus passem a cada seis minutos nas paradas. A volta completa contabiliza 30 minutos.
O circuito conta com dois roteiros diferentes. O primeiro tem saída no prédio do antigo Colégio Estadual Bolívar Santana, ao lado da Estação CAB, em direção à sede da Embasa, nas proximidades da Estação Pituaçu. O segundo roteiro segue o caminho contrário. Nos feriados, um ônibus é colocado à disposição da população.
Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA
0 comentários :
Postar um comentário