Salvador conta com novo Centro de Atenção Psicossocial para dependentes químicos.
Para recuperação, assistência e reinserção social de dependentes químicos, foi inaugurada, nesta sexta-feira (27), em Salvador, mais uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps AD). O evento foi realizado com a presença do governador Jaques Wagner e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O Caps Gregório de Mattos funciona no antigo prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Terreiro de Jesus, e inicialmente deve atender cerca de 200 pessoas por mês, moradoras do Centro Antigo de Salvador. Esse é o terceiro Caps AD instalado em Salvador, outros dois já funcionam nos bairros de Águas Claras e Pernambués. No total, a Bahia conta com 11 CAPS AD.
Para o governador, a inauguração do novo Caps "representa um avanço no tratamento com dignidade dos usuários de álcool e drogas". Ele afirmou ainda que "a unidade será fundamental na promoção da inclusão social de usuários dependentes de substâncias psicoativas."
O serviço faz parte dos programas estaduais Pacto pela Vida e Viver Sem Drogas e é uma parceria entre os governos estadual e federal, por meio do Programa Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas. O local conta com consultórios psiquiátrico, de apoio clínico, e psicológico, além de duas salas de observação, de esterilização. Há também serviços de acupuntura e terapia corporal.
Foto: Manu Dias/SECOM
0 comentários :
Postar um comentário