Centro de Referência Paralímpico Bahia amplia opções esportivas com aulas gratuitas de halterofilismo
Parceria da Unijorge com o Comitê Paralímpico Brasileiro oferece atividades no Campus Paralela
O Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRPBa), que já oferece diversas modalidades para jovens com deficiência, vai ampliar suas opções esportivas com aulas de halterofilismo paralímpico. As atividades gratuitas serão realizadas às sextas-feiras, no Centro Esportivo da Unijorge, no Campus Paralela, que sedia o Centro em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Para quem quiser conhecer mais sobre a modalidade, será apresentada uma aula inaugural no local, nesta sexta (19), às 14h.
As aulas de halterofilismo paralímpico são voltadas para homens e mulheres, a partir de 13 anos, com deficiência nos membros inferiores (amputados e lesionados medulares), com paralisia cerebral e pessoas com nanismo. Nas atividades, os participantes farão treinamentos de força e concentração, tendo como base o movimento do supino, realizado deitados em um banco.
Segundo o supervisor do CRPBa e professor do curso de Educação Física da Unijorge, Wilson Brito Filho, o halterofilismo é um esporte que combina técnica e força e proporciona diversos benefícios, como potência e resistência muscular. "Esse esporte melhora ainda a coordenação, equilíbrio e circulação, auxilia na concentração e no foco, e promove autoestima, bem-estar, inclusão e qualidade de vida.”
O Centro de Referência firmou ainda colaboração com o Movimento Bahia Nanismo e a ABADEF - Associação Baiana de Deficientes Físicos para ampliar a faixa etária atendida pela modalidade, se inserindo como um espaço para fomentar o paradesporto e esporte paralímpico de forma ampla e cada vez mais inclusiva.
O Centro de Referência Paralímpico Bahia oferece outras modalidades como badminton, tiro com arco, bocha, atletismo, goalball e tênis de mesa para jovens com deficiência, com idade entre 7 e 17 anos. Disponibiliza ainda suporte com acompanhamento multidisciplinar dos cursos de Psicologia e de Educação Física da Unijorge. O trabalho desenvolvido envolve não apenas as aulas, mas também a participação de atletas em eventos e competições, como as Paralimpíadas Escolares em São Paulo.
Para participar, a inscrição deve ser feita pelo e-mail centroparalimpicobahia@gmail.com. É necessário enviar o laudo médico com CID, nome completo, telefone do responsável e e-mail. As vagas são destinadas a jovens com deficiência motora, paralisia cerebral, deficiência visual ou deficiência intelectual com CID 10: F70 a F79. Mais informações estão disponíveis também na página @crparalimpico.bahia.

0 comentários :
Postar um comentário