Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Paciente portador do vírus HIV/AIDS necessita urgente de fraldas geriátricas


Paciente soro positivo encontra-se acidentado e em situação e empobrecimento, necessita urgente de fraldas geriátricas, soro e gaze e tudo mais que puder ser doado. 

Doações devem ser encaminhadas à Instituição Beneficente Conceição Macedo ou pelo telefone 3450-5769/3450-9759

A IBCM acolhe famílias com portadores de HIV/AIDS instalando-as em casas de abrigo independentes, de forma a estimular a re-estruturação das suas vidas familiares, garantir o acompanhamento aos tratamentos médicos necessários e promovendo o desenvolvimento de uma autonomia ocupacional, financeira e social. Este acolhimento temporário pode durar de quatro meses a um ano e é acompanhado de medidas de sustentabilidade que asseguram a independência das famílias a longo-prazo. Para além do pagamento das contas de água, energia elétrica e gás de cozinha e da distribuição quinzenal de uma cesta básica, os agentes sociais da IBCM realizam um acompanhamento diário das famílias durante o primeiro mês e semanal nos meses seguintes.As famílias são apoiadas pela instituição mesmo depois de egressas da condição de abrigadas, até a total estabilidade na nova residência.


A creche (CASA VIHDA) é um projeto que atende e beneficia diretamente 70 crianças em situação de risco social, órfãs e vivendo ou convivendo com o HIV/AIDS. Nesta Creche são desenvolvidas atividades comuns como a educação infantil, o reforço escolar e atividades lúdico-terapêuticas, mas também atividades específicas à condição soropositiva das crianças. Entre as demais encontram-se: o suporte alimentar e nutricional por meio do fornecimento de 05 refeições diárias; assistência à saúde através da administração de medicamentos anti-retrovirais (TARV) e de controle de infecções oportunistas (IO) prescritos pelas unidades de saúde de referência; e conscientização das famílias para os cuidados de higiene e tratamento no domicílio. Através do Projeto Casa VIHDA, adolescentes, jovens, adultos e idosos participam de oficinas de terapia ocupacional, com devido acompanhamento de educadores/as e agentes de redução de riscos e danos, possibilitando ocupações laborais para suas famílias, além de resgate da auto-estima, cidadania, re-inserção e valorização social. As Oficinas desenvolvidas com integrantes de uma mesma família são priorizadas colaborando para um fortalecimento dos vínculos familiares.

As ações do Projeto Casa VIHDA no Centro Diurno pretendem continuar favorecendo ao público assistido: (a) a autonomia social e a convivência saudável na comunidade; (b) a elevação da auto-estima e cidadania; (c) o fortalecimento do vínculo familiar de origem ou construído; (d) o protagonismo das crianças e adolescentes no seu próprio desenvolvimento; (e) valorização e socialização das mulheres chefe de família com HIV-AIDS; (f) o combate a todos os tipos de violência, refletindo na redução dos riscos sociais; e (g) a redução de danos e vulnerabilidade provocada pelas DST/HIV/AIDS.

Campanhas e Eventos

A IBCM realiza diversas campanhas nos bairros de Salvador para prevenção de DST/AIDS, prevenção do uso de substâncias psicoativas e combate à exploração sexual infanto-juvenil. Desde 2003 organiza, o evento Solidaried’AIDS em Salvador, como comemoraçao do Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. O evento é inteiramente realizado pela IBCM e conta com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e a participação de outras instituições da sociedade civil, e artistas baianos e nacionais.

A IBCM promove encontros de mulheres idosas e mulheres com HIV/AIDS.  O grupo de 45 idosas das redondezas e adjacências do bairro de Pernambués desenvolve atividades lúdico-terapêuticas na instituição, duas vezes por semana. E o Grupo de Mulheres com HIV/AIDS conta com 60 participantes, em sua maioria chefes de família e únicas geradoras de renda do domicílio. Com 2 encontros mensais, participam de Oficinas de geração de Trabalho e Renda e informação sobre prevenção e tratamento de HIV/AIDS. Estas mulheres constituem uma importante rede social nas enraizada nas comunidades mais carentes de Salvador. Estas mulheres chefes de família comunicam entre si nas comunidades possibilitando ultrapassar as barreiras do estigma e preconceito e assim facilitar a adesão de familiares e vizinhas ao grupo.


Moradores de Rua

No atendimento à população de rua são priorizadas as abordagens a crianças, adolescentes e adultos portadores de HIV/AIDS. Durante estas abordagens são realizadas atividades lúdico-terapêuticas acompanhadas da distribuição de lanches e refeições e ainda, do fornecimento de uma lata de leite em pó a cada família desabrigada. A IBCM acompanha também a vacinação de crianças e adolescentes e a adesão ao tratamento dos portadores de DSTs/HIV/AIDS e usuários de substâncias psicoativas, encaminhando-os a equipamentos públicos de saúde, assistência social e/ou jurídica. De forma a promover uma maior conscientização sobre a propagação de doenças sexualmente transmissíveis, são também realizadas pequenas palestras de educação sexual e sanitária, acompanhadas da distribuição de preservativos.

Profissionais do Sexo

A abordagem a prostitutas, michês e travestis é realizada uma vez por semana nos principais pontos de prostituição da cidade. Durante estas abordagens são realizadas sessões de orientação sobre locais de tratamento, prevenção, testagem e serviços de apoio gratuito, acompanhadas pela distribuição de preservativos. Considerando que este grupo populacional requer um atendimento especial e cuidadoso, a IBCM realiza as abordagens sempre nos mesmos lugares, de forma a estabelecer relações de confiança mútua com os profissionais do sexo.

Inserção Produtiva de Adolescentes  e Jovens Portadores de HIV/AiDS

Desde 2000 a IBCM desenvolve o Projeto Adolescente Aprendiz, que forma os adolescentes para o mundo do trabalho e viabiliza oportunidades de atuarem como aprendizes legalmente reconhecidos e devidamente acompanhados em empresas parceiras. Desde a sua composição o projeto já inseriu mais de trezentos adolescentes da IBCM no Mundo do Trabalho e sendo que estes têm apresentado um maior desempenho escolar e integração social. O Programa de Formação é composto das seguintes etapas, de ocorrência concomitante: Formação Teórica Inicial: constituído por 160 horas de formação, aborda temáticas de competência relacional, administrativa e informática, de forma dinâmica e utilizando diferentes métodos pedagógicos. Formação Prática: treinamento prático das funções específicas a realizar no ambiente laboral. Neste período, dentro do ambiente de trabalho, o aprendiz poderá vivenciar todo aprendizado técnico necessário para o exercício da sua profissão, bem como as relações existentes neste ambiente. Formação teórica Contínua: fornece um referencial teórico apresentado de forma dinâmica e prática, utilizando-se diferentes métodos abordando os demais eixos temáticos previstos no programa de formação, a decorrer em simultâneo com a experiência laboral. Toda a experiência de aprendizado é supervisionada regularmente por técnicos da IBCM no ambiente laboral onde o aprendiz está inserido e visa acompanhar o desenvolvimento das relações interpessoais profissionais do aprendiz, bem como a dinâmica no desempenho das suas funções.

Cursos Ocupacionais

A IBCM realiza ainda cursos ocupacionais que visam a geração de emprego e renda entre os seu beneficiários, para autonomia financeira dos mesmos. Os cursos são prioritariamente direcionados às famílias abrigadas pela instituição e a mulheres chefes de família, portadoras de HIV/AIDS e em situação de dependência social. Os cursos são acompanhados de capacitações para uma administração salarial e domiciliária eficiente.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑