Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 7 de março de 2018

Mulheres vítimas de relacionamentos abusivos podem contar com atendimento psicológico gratuito

A violência contra a mulher tem se tornado uma preocupação generalizada, sobretudo quando se trata de relação abusiva entre cônjuges, em que há excesso de poder sobre outra pessoa, oprimindo-a, humilhando-a e anulando seus desejos e escolhas. Em Salvador, quase 20% das mulheres foram vítimas de violência doméstica, o que coloca a capital no topo do ranking contra esse público, segundo pesquisa da ONU. Pensando nisso, até o dia 31 de março, mulheres que sofrem esse tipo de violência vão poder contar com atendimento psicológico gratuito.

A ação é uma alusão ao Dia Internacional da Mulher e uma iniciativa da Clínica Fênix, estabelecimento privado, localizado na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com o psicólogo e diretor do espaço, Joaquim Moura, “o objetivo da ação é ajudar mulheres que não têm acesso a esse tipo de serviço, como também contribuir para uma sociedade menos violenta e adoecida. Para agendar atendimento, só é preciso ligar no número 71 3288-4523”. 

Ainda segundo especialista em saúde mental, “relacionamentos abusivos podem desencadear problemas psicológicos na vítima, sendo a Síndrome do Pânico e a Depressão as doenças mais frequentes. Através de movimentos sedutores e de conquista, o abusador tem o perfil de elaborar um ambiente hostil, fazendo com que sua parceira não consiga sair do relacionamento, pois seus atos, muitas vezes, são justificados pelo uso de álcool ou por conta de um descontrole momentâneo”.



Denuncie!

Sabendo de todo esse processo, por que alguém se mantém em um relacionamento abusivo? Algumas se mantêm, pois não têm para onde ir, são dependentes financeiramente, sofrem ameaças de morte, têm medo de não receber apoio ou da exposição, além de vergonha, desconfianças, autoestima baixa e, muitas vezes, por já possuir algum transtorno psicológico, que impede de ter energia para superar esse problema. 

Para Joaquim, muitas mulheres ainda suportam, por muito tempo, o relacionamento abusivo por, simplesmente, amar seus parceiros. “Para todos esses casos é indicado procurar um tratamento com psicólogo ou psiquiatra. Esses profissionais ajudarão a vítima a encontrar saídas mais saudáveis, para que as consequências não sejam ainda piores. Vale lembrar ainda que existe o telefone gratuito, 180, que dá suporte e orientação à população feminina, em qualquer tipo de violência ou ameaça”, conclui.





Serviço

Atendimento Psicológico Gratuito

Público-alvo: somente mulheres vítimas de relacionamentos abusivos

Local: Clínica Fênix

Agendamento: 71 3288-4523

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑