Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Fogo Simbólico chega em Pirajá, nesta segunda-feira, 01


A Batalha de Pirajá é considerada um dos principais choques bélicos da guerra pela Independência da Bahia, local em que os baianos venceram as forças do colonialismo português em 1823. Foi no Panteão situado no Largo de Pirajá que recebeu o fogo simbólico vindo do Recôncavo baiano

Na principal praça do Bairro, General Labatut, estão seus restos mortais no panteão do local, em homenagem a Pierre Labatut, o General Francês combatente da batalha de Pirajá.

Na tarde desta segunda-feira (01/07), os moradores lotaram a praça para aguardar a chegada do fogo simbólico. Também marcaram presença o vice prefeito de Salvador  Bruno Reis, o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino,  entre outras personalidades.


O momento histórico foi abrilhantado pela banda de Fanfarra da Escola Municipal Alexandrina Dos Santos Pita, oportunidade em que realizaram uma apresentação, que atraiu a atenção do publico presente.
Bruno Reis

Bruno Reis, que participou do ato, disse que  "faz parte da minha vida Publica sempre prestigiar este ato da chegada do fogo simbólico, que é um dos símbolos da nossa historia da independência da Bahia  e do Brasil."

Bruno ainda acrescentou que "é este momento muito   importante para os jovens  e toda população, em especial de Pirajá, que tem a oportunidade de resgatar nossa historia e reafirmar nossos exemplos, que servem para a geração atual e futura", revela.

"Fico feliz em poder enaltecer este momento" quanto mais a historia de um povo é comemorada,  serve para contribuir para o fortalecimento da formação de nossos princípios e valores", concluiu.
Vitória Ribeiro

Vitoria Ribeiro, atleta de 20 anos,  que chegou com a tocha,  falou: "Me sinto orgulhosa por trazer  a tocha e participar desta ato  e estou aqui,  me sentindo histórica", revela.
Ariane Azevedo

Ariane Azevedo, empresario, morador do bairro que também participou  da solenidade, todos os anos marca  presença. "É a maior  alegria que tenho na vida, porque é a continuidade dos ensinamentos que  temos dos nossos antepassados". Ele ainda acrescentou que tem orgulho de ser brasileiro e nativo de Pirajá".
Florisvaldo de Jesus

Florisvaldo de Jesus, também morador, falou  que a batalha que aconteceu aqui no bairro é  de grande relevância  e pede que as autoridades tenham uma atenção especial pelo bairro.





Fotos e texto Ana Meira Dias Mendes/Da Redação

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑