Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 10 de maio de 2022

Artista venezuelana lança ensaio fotográfico “ENTE” e participa de bate-papo no Ativa Atelier Livre


 Fotos refletem sobre camadas das diversas identidades da artista Alexandra Rodriguez Ramírez (Culturalex) 


Salvador, 9 de maio de 2022 – Nesta quarta-feira, 11 de maio, às 19h, o Ativa Atelier Livre, no Rio Vermelho, recebe o lançamento do ensaio fotográfico “ENTE”, da artista Alexandra Rodríguez (Culturalex). Ela é uma das quatro residentes do grupo que chegou em março deste ano à capital baiana, marcando o retorno presencial das atividades do Programa de Residência Artística Vila Sul.


O evento é gratuito e acontecerá às 19h. A programação da noite inclui um bate-papo com a artista, e uma mostra multimídia das fotos, acompanhado por um mix ao vivo, tocado pela própria Alexandra.


O projeto “ENTE” foi inspirado por um texto escrito pela residente do Vila Sul, e intitulado "O Deserto". Nele, ela explora a jornada de se perder e se achar através das camadas das suas diversas identidades.


 Culturalex chega ao Vila Sul através do convênio entre o Goethe-Institut com o Conseil des Arts et des Letres du Québec (CALQ), ativo desde 2017. Ela é uma artista multimídia, curadora e educadora radicada em Montreal. Nascida na Venezuela, ela viveu no Brasil, Suíça, México e Canadá. Esta educação multicultural, combinada com amor pela natureza, folclore e cultura, convergem para criações reconhecíveis pela vibração, diversidade e dimensões multissensoriais. Alexandra participou da exposição online "Curando" (2020), em parceria com o Goethe-Institut Salvador-Bahia.




Créditos do trabalho artístico:


Conceito, Performance & Direção Criativa: Alexandra Rodríguez


Produção: Alexandra Rodríguez | Goethe-Institut Salvador-Bahia e Programa de Residência Artística Vila Sul 


Fotografia: Kevin Oux


Maquiagem & Cabelo: Gotham Waldorf


Produção de moda: Supernova


 


Lançamento do ensaio fotográfico “ENTE”


Artista residente: Alexandra Rodriguez Ramírez (Culturalex)


Quando: 11 de maio de 2022 (quarta-feira), às 19h


Onde: Ativa Atelier Livre


(Rua Tupinambás, 423 – Rio Vermelho)


Entrada gratuita (até a capacidade máxima do espaço)




Sobre o Ativa Atelier Livre


O Ativa Atelier Livre é um espaço dedicado à produção, à pesquisa e à difusão das artes visuais em Salvador. Aberto ao público desde março de 2019, oferece conferências, cursos e oficinas para artist_s e não artist_s com professor_s-artist_s-pesquisador_s qualificad_s residentes em Salvador ou em outras cidades brasileiras.




SOBRE O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA VILA SUL


Oficialmente inaugurada em novembro de 2016, a Vila Sul é a terceira residência artística no âmbito geral das 159 unidades do Goethe-Institut existentes no planeta, e primeira e única da rede no “sul global”, abaixo da Linha do Equador. A sua proposta é fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir da presença de artistas de todo o mundo, genuinamente interessados em perspectivas sociopolíticas e culturais desta metade do planeta. Entre 2016 e 2021, 109 artistas e agentes culturais já experimentaram esta oportunidade.




GOETHE-INSTITUT


É um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Conta com uma programação cultural que organiza e apoia um amplo espectro de eventos culturais, visando a apresentação da cultura alemã no exterior e o intercâmbio intercultural. Seus cursos são complementados por workshops e seminários para professores e dispõe de programas de exames de certificação de alemão. Atualmente dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑