Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Catadores de materiais recicláveis da Bahia trocam experiências

 


Catadores de materiais recicláveis da Bahia trocam experiências para enfrentar queda dos preços dos materiais            


No dia mundial da reciclagem, 17 de maio, o Centro de Arte e Meio Ambiente - CAMA e o Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia (FLC/Ba) promovem uma roda de conversa (virtual) entre os catadores e catadoras de materiais recicláveis integrantes de associações, cooperativas e autônomos do estado da Bahia, com o tema Valorize Quem Recicla. 


Pois nos últimos meses, os catadores e catadoras de materiais recicláveis têm enfrentado bastante dificuldades por conta da queda dos valores dos materiais recicláveis. De acordo com o levantamento feito junto às associações/cooperativas de catadores/as de materiais recicláveis e autônomos do estado houve uma redução em média de até 80% nos valores pagos pelos resíduos sólidos (papel/papelão, plásticos e metais) coletados por esses profissionais. Além disso, alguns materiais não estão sendo mais comercializados, prejudicando ainda mais a sobrevivência desses trabalhadores/as.


Neste sentido, o evento proposto pelo CAMA e o FLC-BA tem como objetivo planejar estratégias para enfrentar a queda dos preços desses materiais, por meio da troca de saberes e vivências entre os catadores e as catadoras. Vale ressaltar, que esses profissionais são responsáveis por 90% de tudo que é reciclado no país. 


Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente - CAMA. O Centro de Arte e Meio Ambiente – CAMA – é uma organização da sociedade civil situada no município de Salvador (Bahia/Brasil), fundado em 1995, que tem por missão fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos historicamente excluídos para a construção de uma sociedade economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão. Realiza essa missão por meio de programas e projetos que estão associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030. 


            Sobre o Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia - FLC-Ba. O Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia - FLC-Ba é um espaço da sociedade civil organizada criado em 2001, com o propósito de discutir políticas públicas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos com a inclusão socioeconômica dos catadores/as e a redução dos impactos socioambientais. 




Serviço          


O que: Roda de conversa (virtual): Valorize Quem Recicla.      

Quando: 17 de maio de 2023, às 19h.




Contatos para entrevistas: Joilson Santana: (71) 98784-4383, Jeane dos Santos: (71) 8112-0174 ou Ana Carine Nascimento (71) 98749-4979.



0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑