Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 10 de maio de 2023

Saúde nos Bairros facilita acesso dos moradores do Tororó


 Depois de passar pelo Parque das Bromélias, o Saúde nos Bairros já atende os moradores do Tororó, localidade pertencente ao Distrito Sanitário Centro Histórico. O lançamento oficial do projeto ocorreu no último sábado (6) e o complexo de saúde itinerante, coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está instalado na quadra do Apaxes, na Avenida Presidente Costa e Silva, marginal do Dique. São oferecidos diversos serviços, de forma gratuita, como exames, consultas e vacina, podendo alcançar até 500 pessoas por dia.


Para consultas médicas estão disponíveis as especialidades de cardiologia, pediatria e urologia. Os moradores da região também podem realizar exames de mamografia, eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma (ECO), transtorácico, doppler das carótidas, ultrassonografia mamária, ultrassonografia do abdome, ultrassonografia pélvica, ultrassonografia da tireoide e exames laboratoriais em geral. Os interessados devem comparecer ao local, que funciona a partir das 8h, munidos do documento de identificação com foto, Cartão SUS e no caso de exames é necessário apresentar também a guia de solicitação.


Presente na abertura oficial, a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, ressaltou que a pasta já havia identificado uma maior procura por exames e consultas especializadas, principalmente após o arrefecimento da pandemia de Covid-19. “Nosso objetivo é sanar essa fila que se acumulou porque as pessoas não puderam fazer este tipo de prevenção e, ao mesmo tempo, multiplicar informação sobre os serviços que temos na rede”, declarou.


A gestora pontuou ainda que os serviços são oferecidos de acordo com as necessidades da população, mapeadas através dos Distritos Sanitários. “Aqui no Tororó, por exemplo, exames cardiológicos e de ultrassonografia estão sendo muito procurados. Durante a semana percebemos a necessidade de urologista e já disponibilizamos. Trazemos os serviços para cá, mas também referenciamos para a rede outros que já existem. O programa está funcionando muito bem e já é um sucesso”, avaliou.


Expansão – O Saúde nos Bairros inicialmente tem como público-alvo as pessoas que já estavam com atendimento agendado no Sistema Vida+, a fim de diminuir a fila existente. No entanto, também reservou uma cota para a demanda espontânea. Com isso, o programa também tem recebido outros pedidos e direcionado para atendimento em unidades da rede municipal. Somente na estadia no Parque das Bromélias, o projeto realizou mais de 17 mil procedimentos, através dos 30 serviços, entre consultas, exames e vacinação disponibilizados à população.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑