Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Osba comemora 10 anos de CineConcerto na Concha Acústica do TCA

 Osba comemora 10 anos de CineConcerto em 12 de agosto na Concha Acústica do TCA


Osba comemora 10 anos de CineConcerto em 12 de agosto na Concha Acústica do TCA


Em 2023, o CineConcerto da Orquestra Sinfônica da Bahia completa 10 anos de criação. Para comemorar esta marca, a Osba fará uma edição especial do evento em 12 de agosto, um sábado, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.


Os ingressos para o ‘CineConcerto | Especial 10 anos’ começam a ser vendidos a partir das 14h desta quinta-feira, 27 de julho, na plataforma Sympla e na bilheteria do Teatro Castro Alves. As entradas terão os valores de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).


A apresentação terá a regência do maestro Carlos Prazeres e o roteiro e a direção cênica de Gil Vicente Tavares, além da participação de convidados que serão posteriormente divulgados. A bilheteria do Teatro Castro Alves funciona normalmente de segunda a sábado, das 11h às 19h, e das 11 às 21h em dias de apresentações no complexo do TCA. Aos domingos, a bilheteria abre apenas em dias de eventos, das 11 às 21h.


Aproximação com o público


Com músicas de trilhas sonoras de grandes filmes, no qual maestro e músicos se apresentam fantasiados, o CineConcerto é um dos eventos mais esperados pelo público da Orquestra Sinfônica da Bahia e um dos responsáveis pela aproximação do público com o trabalho da Osba nesta última década.


Na opinião do maestro Carlos Prazeres, o CineConcerto é muito mais do que apenas uma apresentação de trilhas de cinema, tendo a função de mudar a opinião, por vezes pejorativa, que a sociedade tem da música de concerto.


“O CineConcerto tem um caráter revolucionário. Foi ele que alavancou a OSBA para o patamar de ter sido escolhida como a melhor orquestra do País, no Prêmio Profissionais da Músicas deste ano. Com o CineConerto, conseguimos conquistar multidões para o repertório tradicional de música clássica, pois o Cine mudou a imagem da OSBA junto à sociedade baiana”, avalia o maestro.



Prazeres ainda destaca a importância do CineConcerto como ponte, para mostrar ao público que a música clássica está muito mais perto de nós do que as pessoas pensam.


“A Osba é uma orquestra que ousa, que não tem medo de transgredir e que consegue arrebatar multidões para lotar uma Concha Acústica. Assim, a gente começa com ‘Guerra nas Estrelas’ e depois apresentamos a obra do [compositor austríaco] Anton Bruckner. Iniciamos com ‘Superman’ e terminamos com Alban Berg, compositor da segunda escola de Viena. O CineConcerto fez essa ponte, mostrando que a música clássica está muito mais perto da população do que a gente pode imaginar”.


Ideia para fantasias


A proposta dos músicos e do maestro usarem fantasias no CineConcerto surgiu a partir de uma ideia do violinista e músico da Osba Arthur Lauton, em conversa com outro músico da OSBA, o trompetista Heinz Schwebel, que foi muito bem recebida pelo maestro Carlos Prazeres.


“Fazer um concerto com trilhas de cinema foi uma ideia do nosso trompetista, Heinz Schwebel. Um dia, estávamos conversando sobre a apresentação e sugeri: ‘por que não vamos todos fantasiados’? Carlos [Prazeres] aprovou logo de início. No começo, nem todos os músicos compraram a ideia, mas hoje, com o sucesso do projeto, todos participam e muitos fazem até grandes produções”, declara o violinista.


A união do repertório das trilhas de filmes com as fantasias dos músicos transformou o CineConcerto em um sucesso de bilheteria, lotando sempre as apresentações, além de servir como uma iniciação de parte do público na apreciação da música de concerto e de outros projetos da orquestra.



Foto: Taylla de Paula/Osba


Foto: Fernando Gomes

Sobre a Osba


Criada em 30 de setembro de 1982, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (Secul-BA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).


Fonte: Ascom/Osba

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑