Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Faustão: entenda como é a recuperação pós-transplante de coração



Tempo de recuperação pós-transplante cardíaco pode levar várias semanas de internação, além da inclusão de um remédio para o resto da vida


O apresentador de TV Faustão realizou neste domingo (27/8) a cirurgia de transplante de coração pela qual estava esperando desde o início do mês. Apesar do alívio do sucesso do procedimento, essa é só uma das etapas da recuperação.


O processo após esse tipo de procedimento pode ser lento. “A recuperação depende do quadro de cada paciente, mas costuma levar algumas semanas de internação e de reabilitação, além, claro, da inclusão de medicamentos para evitar a rejeição como parte da rotina”, aponta o cardiologista Roberto Kalil, presidente do Conselho do Incor e diretor de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês.


A internação após o procedimento costuma tomar muitas semanas pois nelas são realizados exames para avaliar como está a aceitação do órgão pelo corpo. A compatibilidade prevista antes da doação, que avalia tipo sanguíneo, idade e altura, não é imediata. Ela depende de mudanças de dieta, uso de remédios e uma fisioterapia para acostumar o corpo ao novo órgão.


A principal chave do tratamento é encontrar a correta dosagem de imunossupressores, medicamentos que diminuem a atividade do sistema imunológico do paciente. Especialmente nos primeiros dias pós-transplante, o corpo não reconhece o novo órgão e tenta atacá-lo, o que pode gerar infecções graves e até a inviabilidade do procedimento.


A vida pós-transplante

Mesmo no longo prazo, todo paciente que passou por um transplante de coração precisa ser avaliado constantemente e estar atento aos sinais de que o novo órgão pode estar passando por um processo de rejeição pelo corpo.


Estes sintomas, curiosamente, são os mesmos da insuficiência cardíaca, quadro que levou o apresentador a passar pelo transplante: dor no peito, falta de ar e inchaço nas pernas.


“No geral, o novo coração é capaz de dar uma qualidade de vida normal ao paciente. No longo prazo, o pós-transplante vai depender apenas de imunossupressores e de um controle clínico rigoroso e periódico, mas vai poder seguir com a vida normal”, finaliza o cirurgião cardiovascular e torácico Paulo Pego Fernandes do Hcor.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑