ACBEU celebra o Dia Internacional para Pessoas de Descendência Africana com evento cultural
A data, instituída pela ONU, é considerada um importante lembrete da luta antirracista
Valéria Lima, jornalista, mestre em estudos étnicos e neta de Mãe Hilda (uma das mentoras do Ilê Aiyê), participa de roda de conversa no evento - Crédito: Arquivo Pessoal
O dia 31 de agosto é marcado pela celebração do Dia Internacional para Pessoas de Descendência Africana, data que fomenta a importância da luta contra o racismo. Idealizada na Década Internacional dos Afrodescendentes (2015 a 2024), instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa é descrita como um lembrete de que milhões de pessoas que possuem ascendência africana ainda são expostas à discriminação racial e ao racismo presente na sociedade.
De olho nessa realidade, para celebrar a data, a Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU) em parceria com o Consulados dos EUA no Rio de Janeiro, realizará uma roda de conversa com a participação de Valéria Lima, aluna do projeto English With Rhythm da Associação e neta de Mãe Hilda, Ialorixá baiana do candomblé Jeje, educadora e defensora da identidade afrodescendente, além de ter sido uma das mentoras do bloco afro Ilê Aiyê. O evento também contará com a participação do professor da ACBEU Mark Fuo, nascido na Nigéria.
“Considero a data extremamente importante para a população negra de todos os países, afinal, é mais um dia para celebrar e revisitar as questões que são relevantes para nós e que fazem parte da sociedade. Além disso, é uma oportunidade de envolver as pessoas não-negras nessa luta, trazendo uma conscientização em relação à algumas questões sociais, sobretudo aquelas causadas pelas diferenças raciais. O evento será mais uma possibilidade de dialogar sobre o tema, envolvendo outras pessoas e responsabilizando o grupo, pois, nem toda pessoa negra tem, de fato, um letramento racial, dessa forma, toda oportunidade de aprendizado, troca de conhecimento e fortalecimento das nossas questões são sempre muito válidas.”, aponta Valéria Lima.
Para trazer ainda mais a cultura afrodescendente para o centro das comemorações, a celebração terá abertura e encerramento com a participação musical do Olodum. Em um estilo happy hour, os participantes ainda terão uma experiência gastronômica repleta de comidas típicas baianas, a exemplo do acarajé, frito na hora, e do abará.
Ticiano Cortizo, superintendente da ACBEU, reforça a importância de trazer a cultura para o centro do evento. “Nos últimos anos, o número da população que se autodeclara preta em Salvador subiu mais de 40%, segundo o IBGE, e isso só reforça importância de estarmos debatendo e celebrando datas tão importantes como essa. Salvador é uma cidade extremamente rica quando falamos de cultura afrodescendente, portanto, proporcionar um evento que traz uma roda de conversa, a participação do Olodum e a gastronomia típica é algo gratificante para nós”, conclui.
O evento do Dia Internacional para Pessoas de Descendência Africana acontece no dia 31 de agosto, das 19:00 às 20:30, na ACBEU Magalhães Neto. O público de casa pode acompanhar todo evento ao vivo, através do Canal da ACBEU no YouTube.
SERVIÇO
Evento: Celebração do Dia Internacional para Pessoas de Descendência Africana
Onde: ACBEU Magalhães Neto
Quando: 31 de agosto (quinta-feira)
Horário: 19:00 - 20:30
Transmissão: YouTube - https://www.youtube.com/@Acbeubahia1/
0 comentários :
Postar um comentário