Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 17 de setembro de 2023

Dia da Cachaça: receitas de caipirinhas tradicionais e exóticas


 Dia da Cachaça: receitas de caipirinhas tradicionais e exóticas para brindar em casa


Em celebração à data, o Kwai selecionou receitas de caipirinhas com frutas tradicionais e outras mais inusitadas, que levam açaí e até leite fermentado


O Dia da Cachaça celebra um destilado que, além de orgulho nacional, também está envolto em muita história e em muita cultura brasileira. A data é comemorada em 13 de setembro, uma vez que foi nesse mesmo período, em 1661, que a rainha Luísa de Gusmão liberou a produção e a comercialização da bebida no país. Feita a partir da cana-de-açúcar, que foi amplamente produzida durante os tempos coloniais, o destilado se popularizou em todos os estratos sociais e hoje é reconhecida mundialmente não apenas pelo seu sabor marcante, mas por seu papel significativo na construção da identidade cultural brasileira. 


Atualmente, a bebida é produzida em todo o território brasileiro, com variações e toques regionais, e pode ser apreciada tanto pura quanto em drinques diversos –o mais famoso deles, claro, é a caipirinha, cuja receita original leva, além da cachaça, limão, açúcar e bastante gelo. Porém, no Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, além das versões de receitas da caipira tradicional, há muitas sugestões de caipirinha que levam ingredientes quase impensáveis. Confira algumas sugestões!


Clássica das clássicas: caipirinha de limão

Claro que não poderia faltar a clássica e típica caipirinha de limão. E, para reproduzir a receita fiel e tradicional em casa, o Kwai traz o passo a passo do criador de conteúdo Juscilei, que tem mais de 123,3 mil curtidas no aplicativo. Em um copo ou coqueteleira, adicione o limão em pedaços e o açúcar para amassar bem a fruta com um pilão. Na sequência, acrescente o gelo, mais uma dose de cachaça e misture bem para incorporar o açúcar com o destilado e o suco da fruta. Depois, é só colocar em um copo com gelo e aproveitar. Nada de usar o liquidificador!


Amora com cachaça

O GGDrinks, que tem mais de 5,6 milhões de curtidas no aplicativo, mostra como fazer um drinque simples, bonito e delicioso de cachaça com amora. A base da bebida é feita na coqueteleira com limão-taiti, cachaça, gelo e xarope de açúcar, que nada mais é do que uma mistura de água e açúcar que foi levada ao fogo e reduzida. Em um copo, coloque as amoras e as amasse, adicione mais gelo e finalize com a base que foi feita com limão. É uma ótima receita para dar um "up" naquela caipira tradicional.


Um drinque de saltar aos olhos

A Pri, do perfil pricostajorge_drinks, que tem mais de 2,9 milhões de curtidas na plataforma, decidiu usar uma fruta que não é muito usada para fazer caipirinhas, mas tem uma cor linda: a pitaya. Para começar, amasse, em um copo, o limão com açúcar e, na coqueteleira, amasse a pitaya. Depois, junte os dois e adicione cachaça, gelo e agite bem. Se quiser uma dica para decorar a caipirinha de pitaya, use uma rodela de limão e hortelã.


A potência do mix de caju com cachaça

O caju é uma fruta bastante popular em algumas regiões e um ótimo ingrediente para fazer caipirinhas. A Ivalda Santos, que tem mais de 19 milhões de curtidas no Kwai, mostra um passo a passo da caipirinha de caju, que é bem semelhante ao da caipirinha de limão! Basta colocar, em um recipiente, o caju em pedaços com o açúcar e amassar bem para ter caldo. Depois, adicione cachaça, gelo, água com gás e mexa bem.


Cachaça com Yakult: diferente e refrescante

Pouco conhecida, a caipirinha feita com o famoso leite fermentado costuma fazer sucesso entre os paladares que curtem misturas exóticas, mas o resultado é refrescante e também adocicado, o que pode agradar muita gente. A receita de sucesso leva limão, cachaça e açúcar, está no perfil Drink Mix e já tem mais de 108 mil curtidas, prova de que muita gente que se arriscou na cozinha curtiu essa caipirinha "diferentona". Há quem diga que ela também fica gostosa substituindo o limão por morango ou abacaxi.


A mais brasileira de todas: cachaça com açaí

Pense numa caipirinha diferente, mas com um ingrediente que, assim como a cachaça, representa muito o Brasil, o açaí. O resultado é uma receita inusitada de caipirinha de açaí que o bartender Thiago Nanni ensina a fazer com sorvete da fruta amazônica e limão. O criador de conteúdo garante que o resultado fica mesmo uma delícia.


Bônus: o brigadeiro com cachaça

Uma sobremesa docinha é sempre bem-vinda e já pensou se ela for alcoólica? Então a dica é aprender a fazer um brigadeiro de caipirinha, receita do perfil Déa e Vi por aí. Em uma panela, coloque manteiga, leite condensado e creme de leite, leve ao fogo e mexa bem. Quando estiver desgrudando da panela, retire do fogo e adicione o suco de limão e a cachaça, misture e leve novamente ao fogo até chegar ao ponto de brigadeiro. Coloque em um prato untado com manteiga e espere esfriar, depois, faça bolinhas e passe no açúcar com raspas de limão.


É importante lembrar, que apesar de todas essas dicas de drinques incríveis, o consumo responsável de bebidas alcoólicas é fundamental para garantir que todos desfrutem de maneira segura e saudável. Beber com moderação e nunca dirigir sob a influência do álcool são princípios essenciais a serem seguidos em qualquer celebração.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑