Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Natal: especialista alerta sobre riscos de iluminação mal instalada

 

Natal: especialista alerta sobre riscos de iluminação mal instalada; confira dicas de segurança e economia


Tradicional decoração natalina exige cuidados especiais e deve ser feita com cautela para evitar acidentes ou aumento na conta de luz


A decoração natalina é um dos elementos queridinhos nesta época do ano, mas é preciso cuidado ao instalar a iluminação para evitar acidentes, como curtos-circuitos e incêndios. Para garantir mais segurança, é recomendado o uso de produtos certificados, testados e aprovados pelo órgão fiscalizador.   


Engenheiro e professor do curso de Engenharia da Universidade Salvador (UNIFACS), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, Ramon Luz alerta para o cuidado com a escolha do local onde a iluminação será instalada. “É importante evitar essa instalação próxima de locais que possuem material inflamável, como plástico ou papel, porque, em caso de curto-circuito ou superaquecimento, o material inflamável pode pegar fogo e gerar incêndio”, explica.   


Para quem vai reaproveitar os equipamentos de um ano para outro é essencial observar o estado de conservação do fio, verificando toda a sua extensão para identificar se existe algum ponto danificado. Caso encontre algum dano, o ideal é descartá-lo para prevenir choques e curtos-circuitos. Além disso, em casas com crianças, seus responsáveis devem evitar deixar o cabeamento ou as luzes em locais muito baixos, sob o risco de causar acidentes, como choques elétricos.   


As orientações também se estendem ao ambiente externo. É preciso tomar cuidado ao instalar as luzes fora da residência, pois o enfeite sofre com a ação do tempo, ressecando a fiação. Também é importante evitar o uso de Ts. "Geralmente, ligam várias coisas ao mesmo tempo nos Ts, o que gera uma sobrecarga no equipamento. Então é sempre bom evitar esse tipo de situação para não gerar uma sobrecarga de corrente", diz o especialista.  


Dicas para uma instalação segura  


Atualmente, com a popularização das lâmpadas de LED e o aumento de produtos certificados, o número de acidentes com a iluminação natalina vem diminuindo, mas ainda é um ponto que requer atenção. Professor Ramon Luz lista algumas dicas para garantir mais segurança nas casas durante as festas de fim de ano. 

 


Evite o uso de Ts; 

Em casas com crianças, coloque o pisca-pisca em locais altos; 

Faça a instalação da iluminação longe de locais com materiais inflamáveis; 

Vai viajar ou sair de casa? Deixe a iluminação de sua casa desligada; 

Ao notar qualquer situação estranha com a iluminação, como cheiro de queimado ou faíscas, faça imediatamente o desligamento; 

Opte sempre por produtos certificados.  

 


Em caso de acidente ou princípio de incêndio nunca faça o desligamento direto da tomada. O primeiro passo é desligar o disjuntor de energia da casa e, apenas depois, desconectar a tomada da parede. No caso de vítimas, observe seu estado e veja se há ferimentos. Caso necessário, acione o serviço de emergência.   


 


Economia 


Além de garantir uma decoração segura, é importante prestar atenção em outros pontos se a ideia for economizar na conta de luz. O uso de lâmpadas de LED e deixar a decoração desligada quando não houver ninguém em casa, além de garantir mais segurança, também são ações que fazem a diferença no bolso. Ramon Luz diz que a iluminação natalina causa impacto na fatura quando são usadas lâmpadas que não sejam de LED ou quando há uma grande quantidade de iluminação que fica ligada por muito tempo.  


O especialista chama a atenção, também, para outras causas do aumento da conta de luz no período de fim de ano. Como o Natal acontece no verão, aqui no Brasil, isso coincide com um maior tempo de uso de ventilador ou ar-condicionado em casa, além de abrir a geladeira mais vezes para pegar água gelada. Essa também é uma época de férias e há mais pessoas em casa. Nesse caso, o professor da UNIFACS diz que algumas soluções práticas podem gerar economia "Garantir que não haja problemas com a geladeira, como defeito elétrico ou problemas no motor, o que pode aumentar em até 70% o valor da conta de luz, e evitar banhos com chuveiro elétrico para contrabalancear com o uso do ar-condicionado são boas iniciativas”, diz. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑