Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Carnaval mais saudável

 

Carnaval mais saudável: nutricionista dá dicas de alimentação, hidratação e desintoxição para curtir sem preocupações 


Segundo especialista, é importante se hidratar e se alimentar bem para manter a energia e preservar a imunidade 



Crédito: Divulgação


Uma das épocas mais festivas do país – o Carnaval – já toma conta das ruas de diversas partes do Brasil. Durante os vários dias de festa, muitos foliões acabam descuidando da alimentação e saúde, seja com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e açucaradas, comidas gordurosas, hidratação insuficiente ou até mesmo ingestão de calorias abaixo do recomendado. Sendo assim, para dar conta de toda a intensa programação, manter a energia e preservar a imunidade, é necessário cuidar da alimentação e hidratação.  


A nutricionista Erika Vanessa Martins Pereira, professora do Centro Universitário UniFG, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, dá algumas dicas para quem deseja preparar o corpo para curtir os dias de folia da melhor forma possível e sem comprometer a saúde. Segundo ela, a chave está no consumo de carbroidatos.  


“Durante os dias que antecedem o Carnaval é importante obter boas fontes de energia através dos alimentos ricos em carboidratos, como o arroz, macarrão, batata, pão, cereais e outros, de preferência integrais. O carboidrato vai fornecer a energia que o folião precisa para aproveitar as festas”, explica. 


Já durante a folia, a professora da UniFG ressalta que o mais importante é ter planejamento sobre o que vai comer e evitar ficar longos períodos em jejum. “O ideal é fazer três refeições principais - café da manhã, almoço e jantar - e pequenos lanches nos intervalos. Esses pequenos lanches podem ser frutas frescas ou sucos de frutas, castanhas, biscoitos integrais e barra de cereal”, orienta a especialista. 


Outro cuidado primordial durante a festa, segundo Pereira, é com a hidratação. As altas temperaturas do verão aliadas ao desgaste físico, baixa ingestão de água e consumo de álcool levam o folião a perda de água corporal através do suor. Para repor a perda de líquidos e consequentemente evitar a desidratação, a nutricionista recomenda a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia, podendo ser também em forma de sucos naturais, água de coco, bebidas isotônicas e frutas ricas em água, a exemplo de melancia, laranja, melão e abacaxi. 


“Qualquer forma de desidratação, se não tratada, pode levar a sérias complicações de saúde. Sendo assim, é fundamental estar atento aos sintomas como dores de cabeça, cansaço, boca seca, diminuição das funções cognitivas e urina concentrada e em pouca quantidade”, alerta a professora.   


Pensando no pós-Carnaval e retorno ao trabalho, a nutricionista enumera alguns alimentos que auxiliam no processo de desintoxicação do organismo. “Consuma frutas da estação e dê preferência a vegetais verde-escuros como a couve, o brócolis, a rúcula, o agrião, pois estes possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas no processo de desintoxicação. Evite alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos de pacote. Prefira as carnes brancas e vermelhas magras, grelhadas, assadas ou cozidas, que contêm menos gordura e são mais fáceis de ser digeridas”, indica. 




  


Sobre a UniFG  


Com 20 anos de história completados em 8 de novembro de 2022, a UniFG desenvolve ensino, pesquisa e extensão através dos seus mais de 30 cursos de graduação ofertados nas cidades baianas de Guanambi e Brumado. Dona de conceito institucional máximo (nota 5) no Ministério da Educação (MEC), a UniFG é responsável pela formação de milhares de profissionais em diversas áreas do conhecimento.  


Em 2020, a UniFG se integrou ao maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, que tem mais de 300 mil alunos e quase 20 anos de história. Em 2022, a instituição inaugurou um novo campus em Brumado e lá iniciou as atividades do primeiro curso de Medicina da região. Alunos de Medicina dos municípios em que a UniFG atua ainda contam com a Inspirali, um dos principais players de educação continuada na área médica do país.  


Atualmente, o centro universitário tem 18 cursos com notas 4 ou 5 na avaliaçao do MEC, entre eles, Direito, Estética e Cosmética e Odontologia, estes, que obtiveram nota máxima do órgão. Em 2022, recebeu 45 estrelas (distrituídas em 14 cursos) na edição do Guia da Faculdade, plataforma que avalia cursos de ensino superior país afora. Desde 2012 recebe o selo de instituição socialmente responsável, concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que reconhece instituições que promovem projetos sociais nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente, entre outros.  


Saiba mais em www.centrouniversitariounifg.edu.br  


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑