Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Dia da Abolição da Escravatura e o livro "Sobrevivendo ao Racismo"

 


A garota que sobreviveu ao racismo


Com prefácio de Itamar Vieira Junior, livro de cartas e memórias de Luana Tolentino é um chamado à luta contra a discriminação


Desde muito cedo, Luana Tolentino enfrentou o peso das expectativas sociais e das limitações impostas pelo racismo. Ela encontrou forças para ser uma voz da resistência e transformou isso em livro. O relato está presente na comovente obra Sobrevivendo ao racismo: Memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil.


A educadora desabafa sobre as difíceis batalhas diárias de ser uma mulher negra no país, ao descrever em detalhes a infância marcada pelo preconceito e a atuação como ativista comprometida com a causa antirracista. Com prefácio do aclamado escritor Itamar Vieira Junior, a obra lançada pela Papirus 7 Mares, segundo ele, “desmente que o Brasil é uma sociedade igualitária”.


As cartas apresentadas, dirigidas a pessoas anônimas e famosas, foram escritas a partir do princípio de que também é possível combater o racismo por meio da sensibilização e do afeto. Luana endereça mensagens, entre outros, para Titi Gagliasso, Marielle Franco e ao colega Ulisses – par em uma festa junina da escola nos anos 1990. “O que era para ser um momento de celebração, para mim, resultou em uma situação de abandono e desprezo, da qual guardo a lembrança de ter sido chamada de ‘macaca’ pela primeira vez na minha vida”, recorda.


Além de escancarar as complexidades e os impactos do racismo no cotidiano, Luana ressalta a importância de enfrentar um passado histórico ainda não devidamente confrontado. Ao longo de 176 páginas, a autora não apenas compartilha as próprias experiências, mas também destaca questões urgentes, como o papel da escola na perpetuação do preconceito e a necessidade de uma educação antirracista eficaz.


Ficha técnica:

Título: Sobrevivendo ao racismo

Subtítulo: Memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil

Autora: Luana Tolentino

Editora: Papirus 7 Mares

Páginas: 176

ISBN FÍSICO: ‎978-65-5592-038-3

ISBN E-BOOK: 978-65-5592-036-9

Formato:‎ 16 x 23 cm

Preço: R$ 59,90 (FÍSICO) e R$ 39,90 (E-BOOK)

Onde encontrar: Amazon


Sobre a autora: Luana Tolentino é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (Neia/UFMG). Professora de História na educação básica entre 2008 e 2019, tem se dedicado à formação inicial e continuada de professores. É autora do livro Outra educação é possível: Feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula (Mazza, 2018) e colunista da revista CartaCapital.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑