Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Forró para ouvir e dançar

Celo Costa, João Sereno, Maviael Melo e Verlando Gomes apresentam repertórios variados
do ritmo que vai tomar conta de Salvador até o São Pedro.

Os apaixonados pelo autêntico forró arrasta-pé, daquele que não se distancia da tradição e que muita gente no interior da Bahia gosta de escutar, têm programação garantida nos três últimos sábados de abril (10, 17 e 24/04). É o Forró dos Cantadores, que acontece em clima intimista e descontraído na Varanda do Teatro SESI, no Rio Vermelho (Rua Borges dos Reis, 09) a partir das 21h30. No palco, os experientes cantadores Celo Costa, João Sereno, Maviael Melo e Verlando Gomes apresentam clássicos e novidades do ritmo que vai tomar conta de Salvador pelo menos até o São Pedro.
Segundo Celo Costa, “tem muita gente que ama arrastar o pé com um bom parceiro ou parceira, mas há quem prefira ficar mais quieto, curtindo a letra, a melodia e o ritmo gostoso do forró enquanto experimenta uma carne de sol. O Forró dos Cantadores vai ser bom tanto pra um público quanto pra outro. Nossa expectativa é boa e estamos nos preparando para dar o nosso melhor”, garante. Além de muita música, no evento há espaços para recital cordel, artesanato e comidas típicas juninas Os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos na portaria. Como o espaço é pequeno (confortável para 120 pessoas), quem preferir garantir com antecipação a entrada pode fazer reserva pelos telefones 9917-0550 ou 9987-4375.

Celo Costa
Cantador, compositor, instrumentista, poeta e ator, Celo Costa é parananese de nascimento e baiano de alma e coração. Com dez anos de carreira, ele reúne mais de 300 músicas próprias e está prestes a lançar seu primeiro CD profissional, “Silêncio Vizinho”. Seus companheiros inseparáveis são violão, viola de dez cordas e sanfona. “Todos vão comigo para a Europa, onde me apresentarei no Festival Internacional de Forró juntamente com outros artistas baianos em breve”, conta o artista.
Por ter sido criado no interior (na cidade de Santa Maria da Vitória, oeste baiano) e vindo para Salvador para graduar-se em Música pela UFBA, Celo absorveu distintas influências, principalmente da cultura urbana baiana. Por isso seu trabalho dialoga em universos múltiplos, não restritos ao regionalista apenas, como ficou mais conhecido.
A regionalidade, contudo, permanece involuntária em ferramentas como a instrumentação e as letras das músicas que toma expressões do dialeto cotidiano do oeste baiano. “Reconheço essa regionalidade que se revela até como parte do meu figurino (chapéu e sandália de couro), mas quero valorizar cada vez mais a fusão de influências que moldam minha música. Não há como esconder o metabolismo de influências erudita, acadêmica e popular da cultura urbana baiana. Estou em consonância com a modernidade em termos técnicos, que usufrui de samplers e tantos outros recursos das produções fonográficas contemporâneas. Por isso, não tenho como me restringir apenas ao regional”, declara Celo Costa.
O trabalho do artista já pôde ser conferido na Europa, onde realizou uma turnê de três meses em 2003, passando pela Itália, Suíça e França. Nesta última, participou de um festival de acordeonistas na cidade de Tulle, apresentando-se também em uma das casas de espetáculos mais famosas de Paris, Favela Chic. Celo já se apresentou com artistas como Dominguinhos, Xangai, Armandinho, Roberto Mendes, Chico César e Alceu Valença.

João Sereno
Ivan Ferreira da Silva, mais conhecido como João Sereno, saiu de Juazeiro, no norte da Bahia, para o mundo. Mais do que músico que canta belezas nordestinas, ele é um vitorioso. Fez um transplante de rim e aprendeu a valorizar as coisas simples, tendo a música como ponto de apoio. Para se tratar, veio do interior para a capital e nesse momento difícil resolveu dar rumo à sua vida ao fazer da música profissão. O artista fez hemodiálise por quatro anos até descobrir que sua irmã tinha o rim compatível com o seu e estava disposta a lhe doar. A cirurgia foi um sucesso. Hoje, o artista vive da música e a encara com responsabilidade.
João Sereno tem a missão de valorizar a cultura nordestina nos palcos. É também compositor. Toca violão, guitarra e o que mais for preciso: baixo, cavaquinho, triângulo, percussão. Tem cinco discos. Já tocou na França e na Itália, além de rodar pelo Brasil. Atualmente, investe no ritmo musical chamado de SomGon. Trata-se de um som advindo de um foguedo popular. “No foguedo é uma ou duas violas e dois pandeiros que fazem o som. Eu acrescentei a guitarra, baixo e bateria, dando uma batida nova, batizada de SomGon”, explica.
Maviael Melo
Maviael é um pernambucano radicado na Bahia. Já se apresentou em diversas cidades de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro, e outros estados do Brasil. Além de cantador, é pedagogo e educador ambiental e por isso publicou, através do Instituto de Gestão das Águas e Clima da Bahia – INGÁ, o Cordel da Água, utilizando-o como instrumento de Educação Ambiental nas escolas da rede publica de ensino em diversos municípios baianos. Por trabalhos como esse, o artista já conquistou importantes premiações e participações em eventos culturais por todo o país voltados para questão ambiental.
O artista também assina parte da trilha sonora do DVD Ética e Ecologia, do teólogo e ambientalista Leonardo Boff, também produzido pelo INGÁ. Atualmente, ele se prepara para a gravação do seu primeiro CD/DVD, onde contará com a participação de poetas e cantadores, como Xangai, Geraldo Azevedo, Maciel Melo, e Raimundo Sodré.

Verlando Gomes
À frente da Banda Flor Serena há mais de cinco anos, o cantor e compositor Verlando Gomes é o artista do autêntico forró, desenhado por uma poética cordelista, rebuscada na criatividade. Além de tocar e cantar com um estilo singular, o artista consegue pluralizar a música com o lamento da gaita, recitais de cordéis e versos entrecortantes. Tudo isso convergindo sentimento, beleza e amor num mesmo ambiente sonoro.
Já percorreu boa parte do interior baiano e muitos outros, conquistando seu sucesso, mas foi na capital que se consagrou. Em Salvador, recebeu o prêmio Medalha de Ouro à Qualidade do Brasil e foi destacada como banda revelação 2004 devido a sua atuação em grandes eventos como o Forró do Lago, Forró Chiq Chiq / Albatroz, Festival do Interior, São João do Pelô, entre outros.

O que: Forró dos Cantadores
Quando: 10, 17 e 24 de abril
Onde: Varanda do SESI - Rua Borges dos Reis, 09, Rio Vermelho
Quanto: R$ 15 (preço único promocional)

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑