Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 18 de junho de 2010

3ª Mostra Possíveis Sexualidades


Com auditório lotado e participação de personalidades que se destacam nos cenários social e político do país, a 3ª Mostra Possíveis Sexualidades deu

boas-vindas ao público que compareceu à CAIXA Cultural Salvador para conferir a programação focada na temática LGBT, na última quinta-feira, 10 de junho. Estiveram por lá a vereadora Olivia Santana (PCdoB), o antropólogo e ativista dos direitos civis, Luiz Mott, a apresentadora Rita Batista, dentre outros formadores de opinião. Na avaliação de Mott, a Mostra pode contribuir para a construção de perspectivas sociais mais igualitárias. “A sétima arte tem papel fundamental na divulgação de novas ideologias e correção de preconceitos. Uma mostra de cinema com temática homossexual contribui tanto para reforçar a auto-estima da população LGBT como dos simpatizantes, à medida que trata de temas que despertam reflexão e questionamentos”, comentou.

***
A abertura da exibição de filmes da Mostra ocorreu com dois curtas-metragens premiados no Brasil e exterior, A Carta (2006) e Depois de Tudo (2008, do cineasta carioca Rodrigo Saar. Para Djalma Thurler, ator e diretor teatral, interpretar um pai homofóbico em A Carta foi desafiador. “A cada exibição, percebo o quanto o filme mexe com a emoção das pessoas”, revela, acrescentando sua visão sobre a Mostra. “A discussão acerca da diversidade sexual está muito avançada em alguns eixos, como o político e o social, mas nas artes ainda é preciso evoluir. Parcerias como a da Mostra permitem que a discussão seja levada adiante, para diferentes segmentos sociais e lugares. O filme A Carta já chegou a ser exibido na Eslovênia. Isso é fantástico”, avalia entusiasmado. Djalma Thurler também comemorou com “casa cheia” o encerramento da temporada do seu espetáculo teatral O Melhor do Homem, ontem, dia 13, no Tetro Matim Gonçalves (UFBA), que constou da Programação Paralela da 3ª Mostra Possíveis Sexualidades.

***
A vereadora Olivia Santana (PCdoB) destacou o momento atual de redefinição do modelo de família, no qual não há mais um único padrão focado nas figuras do pai, da mãe e dos filhos. “Hoje você tem famílias formadas somente com a figura da mãe, às vezes apenas o pai. A Mostra auxilia enquanto espaço de reflexão e de reeducação sobre este vasto mundo da sexualidade. Fico muito feliz que o cinema esteja sendo usado como ferramenta para educar as pessoas sobre as diversas formas que o ser humano tem de sentir e se relacionar”, conclui a vereadora.

***
A 3ª Mostra Possíveis Sexualidades será realizada em Salvador, até quinta-feira, 17 de junho, aproximando o público baiano de produções cinematográficas inspiradas na temática familiar envolvendo homossexuais, bissexuais e transgêneros. Durante sete dias serão exibidos mais de 30 longas e curtas-metragens produzidos em países como Brasil, Espanha, Itália e Argentina. A programação inclui ainda curso sobre Análise Fílmica e três mesas redondas sobre temas como homoparentalidade, literatura infantil e análise de produtos culturais a partir de um olhar LGBT. O evento, que ocorrerá no Instituto Cervantes, Circuito Saladearte e Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, teve sucesso de público nas duas edições passadas (2008 e 2009), alcançando cerca de duas mil pessoas.

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑