Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 19 de junho de 2010

Ai que Saudade de São João....


O Bairro da Liberdade em Salvador, um dos bairros de maior população negra do Brasil, berço do Ilê Aiyê

(meu também) e tantos outros blocos afros; para os desinformados (parte 1), um bairro que possui também a tradição festiva do São João, muito mais antigamente do que nos dias atuais. Lembro-me que há anos atrás (não sou tão “antigo”) na época de São João, São Pedro e Dois de Julho o bairro se transformava e proporcionava aos moradores e visitantes quase que um segundo carnaval. Pois bem, vocês devem estar se perguntando:
- O que tudo isso tem a ver, se aqui o assunto é samba?
Para os desinformados (parte 2), nas épocas citadas acima também já se fazia samba, temos os mais que tradicionais Blocos e Arrastões Juninos, aliás não só na Liberdade, mas também no Engenho Velho da Federação, Garcia, Cajazeiras, Ribeira, São Caetano, Plataforma, entre outros... Cada grupo participante apresentando os seus sambas, bons tempos aqueles, época em que numa carroça puxada por burros, nosso Rogério “Dentão” Lima (Grupo Bambeia) saía com seus músicos e respectivos instrumentos cantando e animando a multidão, percorrendo as ruas da Liberdade. Hoje em dia ainda é mantida a tradição dos desfiles, temos o Grupo SAMBRASIL, completando cinco anos de existência, tendo na sua formação apenas integrantes do sexo masculino, isso mesmo, só os homens desfilam nos dias 24/06 e 02/07. Sustentando a Bandeira do Samba também, temos o Bloco “Mangue” comandado pelo Grupo BAMBEIA que desfila em Cajazeiras, o Grupo Academia do Samba em São Caetano e Val do Cavaco Arrastão Emujejé, ambos de plataforma, bem como o Samba Junino Alerta Geral e Amor e Paixão no circuito do carnaval desfilara no dia 24/06.
Precisamos nos unir em prol dessa tradição, para que a mesma não caia no esquecimento e possa durar por várias gerações.vUM SALVE AO NOSSO SAMBA JUNINO E A TODOS OS GUERREIROS QUE SUSTENTAM ESSA BANDEIRA.
Estamos juntos! (Luis Augusto)

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑