Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Curiosidades Amamentação

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"
Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Bahia de Todos os Cantos


O programa Bahia de Todos os Cantos, que será exibido nesta quarta-feira (09), às 20h30, com reprise no sábado (12), às 9h30, na TVE,

terá como destaque o território do Velho Chico. A série vai mostrar a arte milenar das pinturas rupestres, em Oliveira dos Brejinhos; toda a fé e religiosidade das pessoas que visitam Bom Jesus da Lapa; e a curiosa lenda do Cumpadi D´água, em Ibotirama, além de outras peculiaridades da região. Para descobrir histórias dos moradores do território, a equipe do programa percorreu mais de dois mil quilômetros na região do Velho Chico. O curso do rio, de integração nacional, definiu o roteiro da viagem: Barra, Oliveira dos Brejinhos, Ibotirama e Bom Jesus da Lapa foram alguns municípios visitados, dos 16 que compõem o território, atualmente com mais de 367 mil habitantes, 59 assentamentos, 27 comunidades quilombolas e três terras indígenas.

Em Oliveira dos Brejinhos, o programa conta como as pinturas rupestres, descobertas no sitio arqueológico de Pedra Furada, desperta a curiosidade. “Essas figuras datam de 2 a 8 mil anos e são tão importantes quanto as pinturas encontradas no Egito”, conta Carlon Dourado, fotografo e pesquisador local. Apesar de serem reconhecidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ainda não foi possível determinar o significado das pinturas.

No território do Velho Chico também serão mostradas as comunidades de fundo de pasto e sua relação com a terra, além das iniciativas do Ponto de Cultura Capoeira Cidade Cidadã. A equipe do programa também acompanhou toda a religiosidade e devoção de fiéis que visitam Bom Jesus da Lapa.

Em Ibotirama, destaque para o Projeto Ciranda de Contos. No quadro Causos e Coisas, a série mostra a história do Cumpadi D´água – lenda de uma criatura, metade homem, metade bicho, que perturba pescadores e assusta as mulheres. Para acalmar o Cumpadi, é preciso ofertar fumo e cachaça, que devem ser depositados na beira do Rio São Francisco.
O programa
Série de TV, revista e portal http://www.bahiadetodososcantos.com.br/. Este é o escopo do projeto Bahia de Todos os Cantos, que surgiu a partir da Revista homônima, produto desenvolvido para o Governo baiano e que já esta na sua quarta edição. A série contempla 32 episódios com viagens a todos os territórios de identidade do Estado.
Desenvolvimento social, cultural e econômico faz parte da pauta do Bahia de Todos os Cantos. O programa identifica os potenciais de cada território e pretende conhecer cada canto da Bahia com o olhar dos seus moradores, além de identificar as potencialidades de cada região, pontuar os caminhos para o desenvolvimento e os traços culturais. O Bahia de Todos os Cantos é programa de TV realizado pela Lima Comunicação, com apoio da Secretaria do Planejamento (Seplan), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult), Empresa Gráfica da Bahia (Egba) e Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).


Grade de exibição
1ª Temporada
Programa 09/06 e 12/06 – Velho Chico
Programa 16/06 e 19/06 – Sisal
Programa 23/06 e 26/06 – Melhores Momentos Chapada Diamantina, Sisal e Velho Chico
Serviço
O que: Série de TV apresenta curiosidades sobre a região do Velho Chico
Quando: 9 de junho (quarta-feira), às 20h30
Onde: TV Educativa – Canal 2

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑