
Na área, é grande o fluxo de pessoas nos hotéis, pousadas, bares, restaurantes e nos pontos turísticos, como as igrejas, museus e praças. Com atuação de forma intensiva em toda área, a Polícia Civil, a Guarda Municipal e a Polícia Militar desenvolvem diariamente atividades para coibir os atos de vandalismo, tráfico de drogas, furtos e roubos.
De acordo com o subprefeito do Pelourinho, José Augusto Leal, para diminuir o número de pessoas em situação de risco na Praça da Sé, é necessário desenvolver atividades culturais como: música, artes plásticas, artesanato e pequenas feiras. Outra idéia de Leal é realizar projetos que divulguem mais ainda a cultura nesta área. "Pretendo articular a qualificação da Guarda Municipal sobre a historicidade, cultura, memória e aspectos sociais e antropológicos do Centro Histórico, com destaque no Pelourinho".
Visando a necessidade de promover ações de prevenção à violência e de proteção do patrimônio público, a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) implantou, em diversos pontos do Centro Histórico, postos de observação com o total de 185 guardas, sendo 167 homens e 18 mulheres. Monumentos como o Elevador Lacerda, Centro Cultural, Praça da Cruz Caída e Terreiro de Jesus, são algumas das áreas atendidas pela Guarda Municipal do Salvador. "Se for preciso reforço contamos com o Grupamento de Operações Especiais (GOE) e o Grupamento de Operações com Cães (GOC), além do Núcleo de Projetos Especiais (Nupe), que explora o lado educacional", disse Amilton Freitas, supervisor da área.
Com a chegada do verão, a tendência é o aumento do número de visitantes no Pelourinho. Até o carnaval, cerca de 31 navios devem atracar, por mês, no Porto de Salvador, fator que impulsiona o comércio local. Atento a necessidade de aumentar o efetivo da Guarda no local, o superintendente da Susprev, Ten.Cel. Roberto Fiuza, ressalta que a integração da Guarda Municipal com a polícia facilita o trabalho e o desenvolvimento das ações. O Centro Histórico também é atendido pelo 18º BPM, que tem o efetivo de 422 policiais militares. De acordo com o comandante do batalhão, Coronel José Jorge Nascimento, o bom relacionamento com os guardas, as 14 câmeras de vídeomonitoramento e o moto-patrulhamento são essenciais para o êxito do trabalho. * Susprev
0 comentários :
Postar um comentário