A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura, realizou no último domingo (20) mais um DIA DE CAMPO.
Trazendo como tema Viver a Mata, Viver com a Mata (Re) Ações pela conservação da Mata Atlântica, o Dia de Campo foi realizado no Sítio Bom Jesus no Alto Seco (Propriedade de Celeste), e atendeu um público de aproximadamente 500 pessoas, que vão desde agricultores (as), familiares, jovens rurais, representantes do comércio, Universidades, Promotorias Públicas, ONGs, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, dentre outras entidades.
O Dia de Campo consiste em um momento de formação que enfatiza a aprendizagem através das trocas de experiências entre técnicos(as) e agricultores(as), da observação e discussão acerca da experiência de transição agroecológica da família que está sediando o evento e da inquietação do agricultor em aprender a fazer fazendo.
Os produtores participaram de palestras nas cinco estações: a primeira com os grandes problemas ambientais da região. Nas demais estações foram debatidas a legislação ambiental sobre a Reserva Legal - RL e as Áreas de Preservação Permanente - APPs? Definições, possibilidades de uso, formas de adequação e técnicas de restauração da Reserva Legal e como proceder para fazer a sua averbação. Como se beneficiar de mecanismos como serviços ambientais e servidão florestal? Importância das florestas para o ciclo hidrológico, e a recuperação das áreas degradadas com a implantação de SAFS.

De acordo o Prefeito Valmir Sampaio, desde o ano de 2007, a Prefeitura vem desenvolvendo um trabalho voltado para sensibilização dos agricultores(as), acerca da necessidade de promover a sustentabilidade das unidades familiares através de práticas agroecológicas e sistemas agroflorestais melhorados, nos ecossistemas de Mata Atlântica do Recôncavo Sul da Bahia.

0 comentários :
Postar um comentário