Carolina Ponte e Pedro Varela fazem a mostra conjunta “Pontos de Encontro” em Salvador.
A CAIXA Cultural de Salvador inaugura, no dia 19 de abril, para convidados CAIXA e imprensa, a exposição “Pontos de encontro”, com trabalhos dos artistas Carolina Ponte e Pedro Varela,
representantes da nova, e talentosa, geração de artistas que, hoje, movimenta o mercado de arte carioca. Os dois têm trajetórias singulares, criando trabalhos em suportes e materiais muito distintos, mas também com vários momentos de interseção, no que diz respeito ao uso da cor, às formas orgânicas e ao diálogo com a arquitetura. Com curadoria da crítica de arte carioca Daniela Name, a mostra vai enfatizar tanto as diferenças quanto as semelhanças entre as duas obras, utilizando o espaço privilegiado da Galeria Arcos. A exposição fica aberta para visitação pública de 20 de abril a 05 de junho de 2011.
Com essa exposição, Carolina Ponte tem a oportunidade de voltar para sua terra natal. A jovem artista nasceu em Salvador, em 1981. Começou a carreira pela pintura, mas acabou recuperando o crochê que havia aprendido na infância, aplicando-o como matéria-prima de esculturas orgânicas, que se derramam pelo espaço expositivo. Também é dona de um desenho minucioso, em que passa horas retrabalhando padronagens vindas de diversas partes do mundo. Para a CAIXA Cultural, a artista vai apresentar uma instalação escultórica em crochê, que toma conta de pilastras, piso e partes do teto, mesclando cores em círculos concêntricos, que lembram mandalas.
Também nascido em 1981, Pedro Varela é de Niterói (RJ), e tem seu trabalho marcado pela paisagem e pela sugestão de imensos espaços vazios. A fusão das linguagens do desenho e da pintura fez com que criasse trabalhos de natureza híbrida, que se adaptam em inúmeros suportes – papel, tela, vidro e até mesmo areia. Seu desenho minucioso é patchwork de referências à história da arte e da arquitetura, mas é também um enorme exercício de sedução com o espectador, que se vê imediatamente envolvido pelos ambientes, erguidos por suas construções. Na CAIXA Cultural de Salvador, o artista vai criar uma imensa instalação site specific com adesivos coloridos, que transformará a Galeria Arcos num grande mural em movimento.
Casados, os dois artistas não compartilham apenas a vida doméstica. Também realizam trocas poéticas, em seu trabalho, que vão ficar evidentes na maneira como vão tirar partido da arquitetura, peculiar e generosa, da Galeria Arcos. O grande encontro, sugerido pelo título da exposição, acontece no salão central do espaço, com o trabalho em adesivo de Varela e uma das esculturas de Ponte.
Serviço:
Exposição: “Pontos de Encontro – Carolina Ponte e Pedro Varela”
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador (BA)
Abertura: 19 de abril, às 19h (convidados e imprensa)
Visitação: de 20 de abril a 05 de junho de 2011
Horário: de terça a domingo das 10h às 18h
Acesso: Gratuito
Censura: Livre
Telefones: (71) 3421-4200
0 comentários :
Postar um comentário