Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Entrevista

Entrevista
O poder da mulher nordestina: "Luciene, a Artesã de Irará"

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Curiosidades Amamentação

Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bahia quer se livrar de febre aftosa sem vacinação

Uma das propostas para intensificar a defesa agropecuária no estado é a vacinação de animais com até 24 meses na campanha de novembro deste ano.
Tornar a Bahia livre da febre aftosa sem
vacinação até 2014 é uma das metas da Secretaria da Agricultura do estado (Seagri). Com este objetivo, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) está planejando ações estratégicas e elaborando pleitos que serão apresentados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
As estratégias para intensificar a defesa agropecuária na Zona de Proteção (extinta Zona Tampão) estão sendo discutidas por diretores, técnicos, coordenadores e fiscais agropecuários da Agência num seminário iniciado nesta terça-feira (01/02), e que prossegue até quinta-feira (03/02), em Salvador. Umas das ações que serão propostas ao Mapa é a vacinação de animais com até 24 meses na Campanha Contra Febre Aftosa, em novembro de 2011.
“Todas as atividades estão inseridas em um objetivo maior do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção Contra a Febre Aftosa na Bahia, que é assegurar uma condição sanitária capaz de promover ao estado um status livre de febre aftosa sem vacinação, com muita responsabilidade na busca de novos caminhos para a pecuária baiana”, esclareceu o secretário Eduardo Salles, lembrando que o status almejado será de grande importância para a redução de custos da pecuária e para a exportação da carne produzida na Bahia.
Um dos caminhos para conquistar esse desafio é a implementação do Plano de Vigilância Epidemiológica para a todo o estado, com destaque para a recém criada Zona de Proteção. O plano, seguindo as orientações do Código Zoosanitário Internacional da Organização Mundial de Saúde (OIE), contempla ações referentes ao controle e à fiscalização do trânsito de animais, visitas e georreferenciamento de propriedades, vacinação assistida e educação sanitária.
Com relação à vacinação contra a aftosa para animais até 24 meses, a Adab também pretende apresentar ao Mapa um plano de ação, demonstrando a eficiência do serviço de defesa sanitária do estado. “Ao longo dos anos, a Bahia vem superando recordes de índices vacinais. Isso mostra a consciência do criador para a questão da sanidade de seu rebanho e o compromisso do governo do estado pelo desenvolvimento da atividade”, salientou o diretor de defesa sanitária animal, Rui Leal.
Nesta quarta-feira (02/02), os participantes do encontro estarão reunidos para elaborar o Plano de Ação para erradicação e prevenção contra a febre aftosa de 2011 a 2014. Na quinta-feira (03/02), serão discutidos aspectos relacionados à Lei de Defesa Sanitária Animal.
por Globo Rural Online

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑