Quando as histórias começam a ser contadas, a imaginação das crianças e dos adolescentes que frequentam a Biblioteca Comunitária Betty Coelho voa para um mundo cheio de fantasias e com personagens inusitados. Localizada no
bairro da Boca do Rio há seis anos, o equipamento recebe diariamente 15 pessoas, entre crianças e adolescentes, que buscam conhecimento e diversão em um dos 11 mil livros do acervo.
“Eu não gosto de ler, mas um dia meu tio me trouxe e aqui conheci um novo mundo. Hoje, faço parte de um grupo de recital de poesia. Sinto que quem frequenta a biblioteca tem um diferencial porque, aqui, estamos sempre aprendendo mais”, afirmou Alana Santana, 12, frequentadora assídua do espaço de leitura desde os 8 anos de idade.
Assim como a Biblioteca Comunitária Betty Coelho, outras instituições espalhadas por todo estado baiano fazem alguns minutos de meninos e meninas se tornarem mágicos só no abrir das páginas de um livro. E para que estes espaços pudessem ampliar o atendimento ao público, incentivando a leitura principalmente entre os jovens, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, por meio da Fundação Pedro Calmon, realizou nesta segunda-feira (23), no Palácio Rio Branco, a premiação do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, resultado do edital que selecionou 23 bibliotecas comunitárias. Cada instituição contemplada receberá R$ 50 mil.
Os recursos deverão ser utilizados para aquisição de acervos (livros e demais publicações e materiais de leitura - revistas, gibis, CDs, DVDs), apoio às atividades socioculturais e educativas agregadas à leitura (rodas de leituras, oficinas de mediação de leitura e produção de textos, debates, exibição de filmes), compra de equipamentos e mobiliário de apoio e suporte às atividades voltadas ao atendimento do usuário (computador, impressora, TV, DVD, aparelho de som, estantes para livros, mesas e cadeiras, pufes, projetor), investimento em reforma e instalações, entre outras ações para melhor atender à comunidade a sua volta.
Com informações Agecom
0 comentários :
Postar um comentário