Os jovens instrumentistas da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (YOBA - Youth Orchestra of Bahia) se preparam
para voltar à Inglaterra no fim deste mês, representando o Brasil em mais um importante evento internacional da música sinfônica – o Projeto Lang Lang Inspires, promovido pelo Southbank Centre, em Londres. No dia 11 de maio, o público soteropolitano poderá conferir, em primeira mão, o mesmo repertório que será apresentado no Royal Festival Hall - uma das principais salas de concerto do mundo. Este será o 2º concerto da temporada 2011 da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia e será realizado na Sala Principal do Teatro Castro Alves, a partir das 20h. Os ingressos serão vendidos a preços populares – R$ 4 (inteira).
Para reger o concerto, o maestro venezuelano de 17 anos, Ilyich Rivas, que também participará do evento em Londres, executará um repertório composto por obras de Igor Stravinsky, George Gershwin, Ottorino Respighi e Fryderyk Chopin, tendo o pianista Ricardo Castro como solista. Na temporada 2009/10, Rivas fez sua estreia profissional nos EUA conduzindo a Orquestra Sinfônica de Atlanta, em um concerto do festival de verão com excelentes críticas. Na Temporada 2011, ele fará sua estreia na série de assinaturas da Orquestra Sinfônica de Baltimore, sob direção da futura regente da Osesp, Marin Alsop. Ilyich Rivas também participou como regente do projeto YouTube Orchestra, se apresentando em Sydney em 2010.
Da Bahia para a maior sala de espetáculo do mundo
Com menos de quatro anos de criação, a Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia, fruto do Programa NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), já foi a primeira orquestra juvenil brasileira a se apresentar na Europa, em julho de 2010. Agora, os jovens instrumentistas da YOBA irão se apresentar ao lado de um fenômeno da música clássica da atualidade. No dia 21 de maio, a Orquestra Juvenil da Bahia será a primeira orquestra sinfônica brasileira a se apresentar com o pianista chinês Lang Lang, no Royal Festival Hall.
O concerto da Sinfônica Juvenil da Bahia com Lang Lang faz parte do projeto Lang Lang Inspires, promovido pelo Southbank Centre. O convite foi feito após o sucesso da 1ª apresentação da YOBA em Londres, durante o Festival Brazil, em julho de 2010. “Estamos muito contentes em convidar a Orquestra Juvenil da Bahia para retornar a Londres e se apresentar novamente no Southbank Centre, onde os jovens artistas são o centro de nosso trabalho. Depois do sucesso da Orquestra ano passado no Festival Brazil, estamos ansiosos pelo concerto no simbólico Royal Festival Hall como parte do projeto Lang Lang Inspires”, declara Marshall Marcus, diretor de música do Southbank Centre.
Com apenas 28 anos, Lang Lang foi citado pela revista Time entre as 100 pessoas mais influentes do mundo. Considerado um astro pop da música clássica, Lang Lang se apresentou na abertura das Olimpíadas de Pequim, em 2008, e no mesmo ano foi nomeado pela Recording Academy como Embaixador Cultural da China. Mais recentemente, foi escolhido como embaixador mundial para a Expo Xangai 2010. Lang Lang esteve no Brasil apenas em 2005, quando se apresentou no Rio de Janeiro e em São Paulo ao lado da Verbier Festival Orchestra. “Entre tantas orquestras juvenis no mundo, a YOBA foi escolhida para participar do projeto Lang Lang Inspires. Além de se apresentar com Lang Lang, ainda terá contato com músicos como Micha Maisky e Vadim Repin. É gratificante perceber o alcance e a repercussão que o trabalho pioneiro, desenvolvido na Bahia, tem conquistado em âmbito internacional”, relata o maestro Ricardo Castro.
“Pode parecer muito, mas este é apenas o início de um grande ano para a nossa Sinfônica Juvenil da Bahia, que no segundo semestre já tem concertos marcados no Victoria Hall de Genebra e na abertura do Festival Young Euro Classic no Konzerthalle de Berlim, além de estrear na Série Mozarteum Brasileiro, na Sala São Paulo”, conclui o maestro Ricardo Castro. A viagem da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia conta com o patrocínio da Braskem.
***********
Sobre o Neojibá
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado há 35 anos. Seu diretor fundador e regente titular é o pianista Ricardo Castro, convidado em 2007 pela Secretaria de Cultura para criar e implantar o programa na Bahia.
Na primeira fase de implantação do projeto, os integrantes, que já possuíam iniciação na área musical, estão recebendo formação pedagógica específica para atuarem como monitores. Como continuidade do projeto, estes monitores ensinam novos integrantes e participam da criação de novos núcleos em diversos municípios do interior da Bahia e em bairros periféricos de Salvador. O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.
Segundo o maestro Ricardo Castro, os jovens pioneiros, integrantes das orquestras formadas pelo NEOJIBA têm o longo caminho profissionalizante do programa pela frente. “Tocam na primeira orquestra sinfônica juvenil criada na Bahia e participam de um programa que tem como meta levar a prática orquestral a todos os jovens e crianças do estado. Uma tarefa que levará tempo e que pelo pioneirismo no âmbito nacional coloca desde já esses jovens músicos/monitores na vanguarda da educação musical para os próximos anos”, conclui.
A YOBA é composta por membros das Orquestras Juvenil 2 de Julho e Orquestra Castro Alves (OCA), formadas pelo NEOJIBA em 2007 e 2009, respectivamente. Ambas mantêm suas atividades como oficinas, concertos didáticos e apresentações de música de Câmara do NEOJIBA. Entretanto, nas grandes apresentações como nas turnês internacionais, quem representa o NEOJIBA são os jovens de 12 a 25 anos da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (YOBA).
PROGRAMA – LANG LANG IN CONCERTO
Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (YOBA)
Regente: Ilyich Rivas
Solista: Lang Lang
Igor Stravinsky
O Pássaro de Fogo, Suite (1919)
George Gershwin
Rhapsody in Blue
Ottorino Respighi
As Fontes de Roma
Fryderyk Chopin
Concerto para Piano N º 2

0 comentários :
Postar um comentário