Translate

INSTAGRAM

INSTAGRAM
@salvadornoticiasofc

Não deixe de ler isso! GOLPE DO AMOR pode acabar com você!

Salvador Notícias foi conferir show do A-Ha em Salvador

EXCLUSIVO! Caso Joevellyn: De volta pra casa!

Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 15 de maio de 2011

Segunda parada gay de Santo Antonio de Jesus

Segunda parada gay de Santo Antonio de Jesus acontece domingo
Acontece neste domingo (14), em Santo Antonio de Jesus, a segunda edição da parada gay do município. Denominado de Caminhada Rosa da Diversidade, o evento já é considerado um marco devido ao caráter social e ao pioneirismo no município.
Organizado pelo grupo LGBT AG8SAJ, a parada gay de Santo Antonio de Jesus registrou, em sua primeira edição, sucesso na participação da sociedade civil, com um público estimado em 25 mil pessoas, que lotou as principais ruas e avenidas da cidade com índice zero de violência.

Segundo os diretores do AG8SAJ, o grupo surgiu em 2008, partindo da necessidade das e dos homossexuais da cidade de Santo Antonio de Jesus e Recôncavo de buscar ações e políticas públicas de reparação e afirmativas que, segundo eles, se fazem necessárias não só para a comunidade LGBT como para a diversidade. “É um segmento que precisa ser respeitado enquanto participante e contribuinte de uma sociedade. Sociedade esta que, por muitas vezes, os discrimina e os exclui, incorrendo na homofobia”, afirma Jhuvenal Lima, um dos diretores do grupo.
Reunindo homossexuais de Santo Antonio de Jesus e região, o grupo assumiu o papel de informar aos seus adeptos e à sociedade sobre os direitos constitucionais das e dos homossexuais promovendo atividades que têm como principal finalidade contribuir para a redução da homofobia. “O Grupo AG8SAJ realiza diversas atividades nas áreas de direitos humanos, saúde, segurança pública, educação e cultura diversificada além de comunicação formal, visando, sobretudo, promover a igualdade dos diversos segmentos presentes no universo homossexual”, ressalta Raimundo Nonato, outro diretor do AG8SAJ.
Informações do Grupo Gay da Bahia (GGB) dão conta de que o Brasil é o país onde mais se registra crimes contra homossexuais, inclusive um número elevado de assassinatos. Um relatório divulgado pelo grupo na semana passada informa que, em 2009, foram registrados 200 assassinatos de gays e travestis e já nos dois primeiros meses de 2010, 34 homossexuais foram mortos no país. Dos números de 2009, a Bahia lidera, ao lado do Paraná, o ranking dos mais violentos contra homossexuais com o registro de 25 homicídios. Esses dados são utilizados pelo grupo AG8SAJ para justificar a necessidade de se realizar eventos, como a parada gay, para alertar quanto ao preconceito que tem levado, inclusive, à morte dos homossexuais.
Para o grupo AG8SAJ, a segunda Caminhada Rosa, a parada do orgulho gay de Santo Antonio de Jesus, é um momento de manifestação contra as desigualdades e as violências que sofrem esta população. “Propomos à sociedade de Santo Antonio de Jesus que nos apóie na realização da 2ª Caminhada Rosa da Diversidade, nos ajudando na luta contra a homofobia e visibilizando as pessoas dos núcleos LGBT enquanto seres humanos normais, capazes de exercer quaisquer funções, como qualquer membro da sociedade heteronormativa”, apelou Jhuvenal Lima.
A parada gay de Santo Antonio de Jesus traz como tema o slogan “Seus direitos, meus direitos, nossos direitos: Direitos humanos”.


APagina do Recôncavo

0 comentários :

 

Solenidades

Gastronomia

Eventos

Teatro

SALVADOR NOTÍCIAS
©Todos os direitos reservados desde 2000-2025 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑